Vereadores vistoriam funcionamento do Programa da Terceira Idade

por vca — publicado 03/06/2013 18h47, última modificação 11/03/2016 09h08
03/06/2013

Devido a algumas preocupações levadas ao Vereador Geraldo Cardoso (PSDC) com relação ao Programa Municipal da Terceira Idade e exposto em reunião ordinária da Câmara. O vereador e os membros da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança Pública, sendo a Presidente, Marilange Pinto Coelho (PV) e membros, Paulinho Brasília (DM) e Edenilson Oliveira (PMDB) visitaram na quarta-feira (29) a Casa 7, da Villa Gianetti na UFV, local onde o programa  é realizado.

O Vereador Geraldo Cardoso pontuou na reunião ordinária a falta de médico e de lanches aos idosos e também a preocupação com a extinção do programa. “Levei o debate para a Câmara e nós viemos aqui para avaliar o funcionamento do programa”.

O Programa é uma iniciativa do governo federal e também do Executivo, por meio da Secretaria de Políticas Sociais, atendendo na cidade cerca de 1.000 idosos, sendo diariamente em torno de 150 a 200 pessoas. Oferece aos idosos, diversas atividades, como aulas de alfabetização, ginástica, artesanato, dança sênior e acompanhamento por nutricionistas.

A principal reivindicação dos idosos é com relação à falta de médicos e ao lanche. A coordenadora do programa, Ivone Martins de Oliveira pontuou que a previsão orçamentária é feita de um ano para o outro e que nunca constou o lanche. “O lanche era comprado, por meio da arrecadação das festas, doação de biscoitos e pó de café. Não sei o que aconteceu, mas parou de chegar esse mantimento lá”.

A Presidente da Comissão, e Vice-Presidente da Casa, Marilange informou que de acordo com a Secretária de Políticas Sociais esse problema será resolvido o mais breve.

Durante a visita, foi levantada a hipótese de contratar uma enfermeira para o atendimento aos idosos. Outra reivindicação foi com relação às aulas de alfabetização, que os idosos consideram poucas e gostariam que acontecessem todos os dias da semana, e questionaram também a ausência de professor.

Marilange disse que nenhum professor que seja concursado no município pode prestar serviço no programa, no entanto se for um profissional afastado ou aposentado pode realizar o trabalho. “Existe esse perfil no quadro do município, possivelmente irá vir algum professor para atender a terceira idade”.

A coordenadora do programa também informou que o relatório com o balanço das atividades do ano de 2012 e o cronograma para este ano foi entregue a Secretária de Políticas Sociais no início de fevereiro.

Os idosos elogiaram o atendimento dos funcionários do programa e solicitaram a prestação de contas da verba que é direcionada ao programa e os gastos. Além de questionarem o Conselho do Idoso que era ativo e nos últimos meses deixou de ser atuante.

Marilange ressaltou: “tenho certeza de que o Executivo vai contratar um médico, mas precisamos pensar na contratação de uma enfermeira também, talvez possam viabilizar essas contratações, por meio de um convênio, como funciona com o serviço de nutrição”.

Foi sugerida a formação de um grupo de representantes entre os idosos, para que ficasse responsável por estar sempre comunicando os problemas e reivindicações do funcionamento do programa.

Ivone salientou para os idosos a importância deles no funcionamento do programa. “O programa existe, porque vocês existem. Esse conjunto, essa união é que faz a força. Sou grata a vocês. Tenho a certeza de que está visita é para melhorar ainda mais a nossa condição”, finalizou.