Audiência Pública discute violência nos distritos de São José do Triunfo e Cachoeira de Santa Cruz

por vca — publicado 09/07/2013 12h50, última modificação 11/03/2016 09h08
08/07/2013

Para discutir assuntos sobre a violência nos distritos de São José do Triunfo e Cachoeira de Santa Cruz, a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança Pública da Câmara promoveu Audiência Pública na noite da última quinta-feira (04).

A Vice - Presidente da Casa, e Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança Pública, Marilange Pinto Coelho (PV) presidiu a Audiência. Em seu pronunciamento, agradeceu o público presente dos distritos e justificou os motivos para a discussão. “Em 33 dias tivemos 10 assassinatos em Viçosa, isso nos preocupa como Legislativo e tenho certeza que preocupa o Executivo e Judiciário também. Quando definimos realizar essa Audiência específica para os distritos foi devido ao fato de estarmos preocupados com a situação que tem se agravado a cada dia.”

E completou: “as duas comunidades estão gritando por providências e a competência disso está em nossas mãos, temos que manter o foco e ver o que podemos fazer. Em 120 dias iremos avaliar as ações propostas na Audiência, os encaminhamentos e as metas para estas comunidades”.

O Vereador, e membro da Comissão de Direitos Humanos, Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) (MD) salientou que “a situação nos distritos é preocupante e o fator principal são as drogas. Se conseguirmos combater as drogas no nosso município, nós conseguiremos diminuir a violência que vem acontecendo. Nossa intenção é que possamos trocar experiências e fechar um pacote de soluções para a cidade que clama por paz”.

“É sabido por todos como está à criminalidade nos distritos, vários assassinatos, muitas drogas, um verdadeiro barril de pólvora”, disse o Vereador Edenilson Oliveira (PMDB), citando o Juiz da Vara Criminal e da Infância e Juventude de Viçosa,Omar Gilson de Moura.

Ele pediu ajuda para que a comunidade tenha paz. “Nos últimos anos, São José do Triunfo e Cachoeirinha vem passando por momentos assustadores. Momentos esses em que a população se sente sozinha, desprotegida, sem segurança. Isso tudo se resume em uma palavra: medo. Esse medo nos traz insegurança e incertezas do que será do amanhã? Diante disso a população pede socorro.”

E fez um apelo: “devemos agir, precisamos de ação. Polícia Militar, Civil, Executivo, Legislativo e população vamos propor ideias concretas e buscar alternativas. Do jeito que está não dá. Necessitamos de segurança, é urgente, é emergencial”.

Em seguida, o Delegado de Polícia Civil, Felipe Freitas apresentou dados sobre os homicídios ocorridos nos distritos, sendo que no período de 2011 a 2013 houve cinco homicídios consumados em Cachoeirinha e oito em São José do Triunfo, sendo três no ano de 2013. “A Polícia tem um trabalho árduo de manter a segurança para as pessoas que buscam a segurança pública, para aqueles que rejeitam a segurança fica mais complicado.”

Ele pontuou que em 87,5% dos crimes, as vítimas estavam envolvidas diretamente com o tráfico de drogas.

O Comandante da 97ª Cia de Polícia Militar, Major Giovani Ramos apresentou dados de ocorrências registradas, as prisões e operações realizadas pela Polícia Militar nos distritos.

O Major também pontuou que “não é possível a Polícia Militar estar 24 horas nestes locais, devido à falta de efetivos. Pedimos o apoio da população para que se façam denúncias”.

O Promotor Público de Viçosa, Gabriel Pereira Mendonça disse que “é preciso pegar as estatísticas e transformá-las em ações concretas, como a construção de um Posto Policial em São José do Triunfo e a ampliação do sistema prisional de Viçosa e para conquistarmos isso é preciso unir forças políticas”.

O público presente fez alguns questionamentos e sugeriram alguns encaminhamentos, como o uso da quadra poliesportiva que está abandonada e funciona como ponto estratégico para o tráfico de drogas.

Os presentes propuseram encaminhamentos, como o debate na Câmara com autoridades do estado de Minas Gerais sobres os recursos destinados à segurança pública; estruturação do sistema de medidas educativas; busca de novos recursos; realizar Audiência para outros bairros; e construção do Posto Policial em São José do Triunfo.

Uma reunião com as autoridades do município, dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo foi agendada para a próxima sexta-feira, a fim de que as ações sejam discutidas.

A Vice-Presidente da Casa, Marilange ressaltou o compromisso da Casa em avaliar a ações. “A contribuição de vocês foi fundamental, penso que a vontade e o desejo de fazer a diferença é coletivo. É importante que façamos uma reunião fechada, para que possamos efetivar algumas ações a curto, médio e longo prazo nestas comunidades e daremos total publicidade a elas.”

Participaram da Audiência, além dos já citados, o Promotor, Wilson Penin Couto; o Defensor Público, Glauco Rodrigues; os Vereadores Sávio José (PT), Idelmino Ronivon (PC do B), Alexandra Valente (PSD), Geraldo Deusdedit (PSDC) e Geraldo Andrade (Geraldão) (PTB); o Prefeito, Celito Sari; o Diretor do IPLAM, Luis Carlos D´antonino; a Secretária de Políticas Sociais, Suely Carvalho e a Chefe do Departamento de Habitação, Helândria Medeiros.