Câmara recebe Comando da Polícia Militar para esclarecimentos

por vca — publicado 04/07/2013 16h11, última modificação 11/03/2016 09h08
03/07/2013

Para esclarecer a respeito da possível transferência da Companhia da Polícia Militar de Viçosa para Companhia Independente, a convite da Mesa Diretora, o Comandante do 21º Batalhão da Polícia Militar de Ubá, Tenente Coronel Lúcio Mauro Campos Silva; o Comandante da 97ª Companhia da Polícia Militar de Viçosa, Major Giovani Ramos e a sargento Ivone Barbosa participaram da reunião ordinária desta terça-feira (2).

Em sua fala, o Tenente Coronel Lúcio Mauro pontuou que “para que a Cia de Viçosa se transforme em um Batalhão ou Cia Independente é necessária uma organização, planejamento e estudo para analisar os indicadores sociais, econômicos e aspectos diretamente relativos aos índices de violência e criminalidade do município. Esse estudo foi feito e está com o Governo do Estado”. 

Ele apresentou organogramas explicando a estrutura da corporação e a forma como está organizada. “Com essa proposta para Viçosa sendo aprovada, a Cia do município ficará subordinada apenas ao Comando de Juiz de Fora”. 
O Tenente Coronel destacou que a proposta que foi para o Governo do Estado era para que a Cia de Viçosa se tornasse um Batalhão e foi rejeitada. “Sugiro que a cidade busque a Cia Independente, pois é um peso menor em termos de investimentos e orçamentos. A estrutura é boa da Cia atual é boa e tem capacidade de ampliação sem muitos gastos. O foco da Polícia Militar é nas ruas e o ganho tende a ser neste número de pessoal.”

E completou: “sabemos que essas propostas também se relacionam com questões políticas. Se entrarmos com o pedido de Cia Independente o estudo precisa ser apenas adaptado e todos nós temos que movimentar e articular os atores políticos da para que possamos conseguir essa conquista”. 


Para finalizar, o Tenente Coronel ressaltou que “apesar de aumentar o efetivo administrativo, com a proposta do Governador de colocar membros da sociedade civil nessa área, não iria onerar a Cia e o ganho funcional em termos de armaduras, coletes, pessoal e outros equipamentos seria bastante relevante”.

O Comandante da 97ª Cia de Viçosa, Major Giovani Ramos mostrou as principais ações e programas da Polícia Militar de Viçosa, como a Patrulha de Atendimento Comunitário, Grupo Especializada em Prevenção Motorizada Ostensiva Rápida, Patrulha Rural, Patrulha Escolar, Ciclo Patrulha, Programa Educacional de Resistência às Drogas, Programa Jovens Construindo a Cidadania e o Olho vivo. 

Ele também pediu o apoio dos Vereadores para fortalecer o contato com o Governo do Estado. 

Os Vereadores fizeram alguns questionamentos e agradeceram aos Comandantes pelo trabalho desempenhado. O Vereador Marcos Nunes (PT) questionou se o repasse da Prefeitura à PM irá aumentar se transformada em Cia Independente. 

O Comandante Lúcio afirmou que “nada vai crescer em relação ao orçamento da Prefeitura. O convênio está excelente e a estrutura física da Cia de Viçosa comporta”. 

A Vice-Presidente da Casa, Marilange Pinto Coelho (PV) agradeceu a presença. “Foi um momento esclarecedor para a Casa. O nosso papel é de buscar a parceria da PM, por entender que, como fiscalizadores, precisamos cobrar, fiscalizar e ser parceiros, pois só assim caminharemos juntos.”