Parlamento Jovem realiza Plenária Municipal

por vca — publicado 04/07/2013 16h35, última modificação 11/03/2016 09h08
03/07/2013

Na semana passada, o Parlamento Jovem Viçosa encerrou a primeira etapa de seu calendário de atividades. Após cinco meses de oficinas nas escolas Alice Loureiro, Coeducar, Coluni, ESEDRAT e José Lourenço de Freitas, a Plenária Municipal ocorrida na quarta-feira (26/06) elegeu três propostas de leis a serem levadas à Plenária Estadual – que acontece em agosto em Belo Horizonte. Fruto de parceria entre a Universidade Federal de Viçosa e a Câmara Municipal de Viçosa, o projeto tem como objetivo formação cidadã de jovens. Na edição deste ano o tema proposto pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) “Cidades Sustentáveis” guiou as discussões realizadas semanalmente nas escolas inseridas e serviu como base para as propostas.

Os estudantes elaboraram 15 propostas, sendo cinco para cada subtema (Uso e conservação da água, Produção e consumo, Gestão do espaço urbano e rural) que foram construídas de forma coletiva nos grupos de trabalho da terça-feira, dia 25. De acordo com a estudante Natany Dias, a importância dos GT’s e do trabalho realizado pelo PJ semanalmente foram um reflexo dos debates anteriores, uma vez que os participantes já haviam adquirido conhecimentos prévios sobre os assuntos discutidos, facilitando, sobremaneira, a elaboração das propostas. A Plenária formada pelos alunos selecionou nove das 15 propostas.

Para o jovem Pablo Henrique do Amaral “a plenária ajudou a entender como os vereadores e deputados elaboram e promulgam as leis”.

O evento foi aberto pela Vice- Presidente da Casa, Marilange Pinto Coelho (PV); pela coordenadora do curso de Ciências Sociais da UFV, Nádia Dutra de Souza e pelo Coordenador do PJ pela UFV, Professor Diogo Tourino que agradeceram a participação dos jovens e destacaram a importância do projeto tanto para a formação individual, quanto para o município e estado.

Os vereadores Sávio José do Carmo Silva (PT), Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) (MD) e Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PC do B) também estiveram presentes e comentaram sobre a importância da juventude em momentos de protestos como o que vem ocorrendo.

Para a monitora Daniele Duran, a Plenária foi importante para que todos envolvidos pudessem visualizar o quão complexo é decidir algo em um grande grupo, processo fundamental da democracia. De acordo com ela “a tendência é que os adolescentes consigam compreender melhor esses procedimentos e levar isso para suas vidas enquanto cidadãos. Não só dentro do parlamento jovem, não só durante a juventude, mas por todo seu percurso”.