Projeto que cria o Conselho Municipal da Juventude é aprovado em terceira votação

por vca — publicado 04/07/2013 16h31, última modificação 11/03/2016 09h08
03/07/2013

Na reunião desta terça-feira (02) no uso da tribuna livre a estudante, Paola Castro parabenizou a iniciativa dos Vereadores Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB) e Sávio José do Carmo Silva (PT) pela criação do Conselho Municipal da Juventude.

“A juventude quer ser ouvida, ela tem pautas e querem apresentar para a cidade e para o país como um todo. Este Conselho faz com que a juventude seja ouvida diretamente e que possa ter o poder de ajudar nas decisões tanto da Câmara como do Executivo, que seja não só consultivo, mas que a juventude possa deliberar dentro do Conselho e seja parceira para a construção de políticas públicas voltadas para os jovens dentro da cidade.”

O projeto de n° 032/2013 diz que fica criado o Conselho Municipal da Juventude (CMJ), órgão normativo, consultivo e deliberativo, subordinado administrativamente à Secretaria de Governo, composto por representantes do Poder Público, das entidades representativas dos jovens e da sociedade civil.

O conselho tem como objetivo promover o estudo, debate e a pesquisa sobre a realidade da juventude de Viçosa, colaborando com o Executivo na promoção de ações e projetos destinados a juventude e buscando levar propostas de políticas públicas e outras iniciativas ao Poder Público Municipal que ampliem e assegurem os direitos da juventude entre outras atribuições.

O Vereador Sávio José (PT) pontuou sobre a importância do Conselho. “É um momento que nós ficamos contentes, incialmente por colocar o conselho no papel, mas queremos também tirá-lo do papel. Que o CMJ seja um ponto de encontro da juventude viçosense, que ele possa ser composto por um grupo diverso de jovens, para que coloquemos as pautas transversais da juventude e sugerimos as políticas públicas para o município.”

E completou: “a juventude fala sobre educação, saúde, esporte, lazer, geração de emprego, dessa maneira queremos que os jovens sejam parceiros do Poder Público na criação destas políticas para a juventude. Será trabalhoso, mas dará frutos positivos para o nosso município”.

O projeto foi aprovado na terceira e última votação por unanimidade pelos vereadores.