Campanha pelas Águas promoverá mesa redonda sobre a APA do São Bartolomeu

por vca — publicado 28/08/2013 10h15, última modificação 11/03/2016 09h08
28/08/2013

Com manifestação popular contra a instalação do mineroduto da Ferrous, a Câmara recebeu na tribuna livre da reunião ordinária desta terça-feira (27) a representante da Campanha pelas Águas e Contra o Mineroduto da Ferrous, Lis Soares.

Ela destacou que “já foram feitas inúmeras marchas, eventos e assembleias para discutir junto a população se há necessidade da implantação do mineroduto e principalmente os malefícios para a comunidade”.

Lis ressaltou a importância em continuar lutando para que “não permitam a apropriação de nossas riquezas naturais por uma corporação, deixando somente um rastro de destruição social e ambiental para o município”.

E completou: “nós temos uma preocupação com o manancial de água de Viçosa. Essa luta sempre almejou uma Área de Proteção Ambiental (APA) para o Ribeirão São Bartolomeu, assegurando o manejo da bacia e a sustentabilidade no uso dos bens naturais. A APA do São Bartolomeu é uma reivindicação antiga de Viçosa, iniciada na década de 90, pelo movimento SOS São Bartolomeu. Ainda não temos um resultado e a bacia continua a mercê dos grandes interesses e especulação do mercado”.

Lis ainda salientou a seriedade da conservação da bacia do Ribeirão São Bartolomeu. “Esse importante curso d’água é sozinho responsável por todo o abastecimento da UFV e cerca de metade do abastecimento de água da cidade. Os frequentes alertas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) quanto aos níveis de água do manancial e as sucessivas pausas no abastecimento tem tornado o debate ainda mais caloroso.”

Para finalizar, ela convidou a toda população para participar da mesa redonda que acontecerá no sábado, dia 31, às 9 horas, na Câmara para esclarecer o que é a APA e quais as vantagens de sua implantação. O debate contará com a contribuição do Professor Gumercindo Souza Lima (UFV), do Professor Rafael Bastos (UFV) e do presidente da Associação de Bairro do Paraíso, Rosvaldo Ferreira.

“A Campanha Pelas Águas e Contra o Mineroduto da Ferrous convoca toda a população viçosense a estar presente e discutir esse importante tema que é a defesa de nossas águas. Estamos tentando resgata e fortalecer a luta no município”, finalizou Lis.

Manifestação campanha