Estudantes de Viçosa participam da Plenária Final do Parlamento Jovem

por vca — publicado 27/08/2013 11h46, última modificação 11/03/2016 09h08
27/08/2013

Completando dez anos de trabalhos voltados aos estudantes de escolas públicas e particulares de Minas Gerais o Parlamento Jovem traz a oportunidade dos adolescentes conhecerem e vivenciarem os processos democráticos, principalmente no que tange o processo legislativo.

Nesse ano cerca de 200 estudantes do ensino médio de 18 cidades mineiras, sendo seis de Viçosa, participaram ativamente dos debates e contribuíram com várias sugestões sobre o tema da sustentabilidade, nos dias 21, 22 e 23 de agosto em Belo Horizonte. Antes da plenária final, eles tinham se dividido em três grupos, cada um debatendo um subtema diferente.

Os subtemas trabalhados nesta edição do evento foram: Uso e conservação da água; Produção e consumo; e Gestão dos espaços urbano e rural. Nos grupos, os estudantes discutiram as propostas e priorizaram cinco delas para compor o documento final do Parlamento Jovem de Minas 2013.

O documento inicial tinha 15 propostas. Uma delas foi suprimida, mas, ao final, foram aprovadas outras cinco sugestões em separado. O documento final ficou, então, com 19 propostas.

Nos dois primeiros dias do evento, os participantes foram recebidos no Hotel Fazenda Canto da Siriema, em Jaboticatubas (Região Metropolitana de Belo Horizonte). Já na quinta (22), aconteceram reuniões dos grupos de trabalho e os estudantes receberam esclarecimentos sobre a dinâmica desses grupos e da plenária final. No mesmo dia, também ocorrerá um debate sobre os protestos ocorridos no País este ano e foram escolhidos os coordenadores e relatores dos grupos de trabalho.

Na sexta-feira (23), pela manhã, os participantes realizaram um estudo sobre a proposta de documento final do programa.  Na plenária final, os relatórios dos grupos foram apresentados e aprovados por maioria simples. Um documento final, contendo as propostas enviadas pelas Câmaras municipais e as propostas aprovadas nos grupos de trabalho e na plenária final, será entregue a um representante da Assembleia.

Cidades participantes – Participaram do Parlamento Jovem de Minas 2013 os seguintes municípios: Belo Horizonte, Capelinha, Carandaí, Caratinga, Espera Feliz, Iturama, Juiz de Fora, Leopoldina, Matias Barbosa, Montes Claros, Nova Serrana, Ouro Preto, Pouso Alegre, Santos Dumont, Uberaba, Viçosa e Visconde do Rio Branco.

Os Delegados de Viçosa que estiveram presentes no evento, foram: da Escola Coeducar, Thamara Santana e Letícia Vieira da Silva; da Escola Estadual Alice Loureiro, Pablo Henrique Ladeira; da Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres, Jandira Marta Clemente Barbosa; da Escola Estadual José Lourenço de Freita, Edilcéia Máximo da Silva; e do COLUNI, Kelwin Marques Garcia dos Santos.

Fonte: Site da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Foto: Mônica Bernardi