II Conferência Intermunicipal de Cultura promove encontro na Câmara

por vca — publicado 14/08/2013 11h35, última modificação 11/03/2016 09h08
14/08/2013

Com o Tema: “Uma Política de Estado para cultura – Desafios do Sistema Municipal de Cultura” o evento com dois dias de duração reuniu representantes culturais das cidades de Viçosa, Araponga, Canaã, Teixeiras, Paula Cândido, Coimbra, São Geraldo, Cajuri, Pedra do Anta, Ervália e São Miguel do Anta.

Na última sexta-feira (09), aconteceu à abertura do evento na Câmara Municipal com a participação da sociedade civil e governamental e a presenças dos representantes do Conselho Municipal de Política Cultural, logo em seguida foi realizada a palestra “Viçosa no Sistema Nacional de Cultura – SNC”.

No sábado pela manhã, (10), os participantes da Conferência se reuniram no Pavilhão de Aulas I (PVA), na UFV, para debater as prioridades de atuação do Sistema de Política Cultural. As sugestões e propostas foram feitas através de quatro eixos temáticos: Implementação do Sistema Nacional de Cultura – SNC; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais; e Cultura e Desenvolvimento.

Na parte da tarde, aconteceu a Plenária Final em que foram apresentadas aos participantes as diretrizes que servirão de base para elaboração do Plano Decenal de Cultura, as propostas foram votadas e serão encaminhadas para a etapa estadual da Conferência.

No total foram 96 inscritos e 60 participantes, que ajudaram na construção das 35 propostas, sendo escolhidas 16. Na plenária final, foram eleitos os delegados representantes da região de Viçosa: Wesley Souza e Rosângela Santana Fialho como titulares, representantes da sociedade civil, e Reynaldo Muniz Delgado e Tânia Mara como suplentes, além do representante do poder público, Antônio Luiz Miranda e Vladimir Gomes Magalhães, titular e suplente, respectivamente.

O Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB) pontuou a importância dessa importante etapa para a cultura da cidade. “O evento proporcionou um maior debate, reaquecendo o cenário cultural. Fomos além da pauta na identificação das diretrizes e tratamos de temas como novas estratégias para manter o envolvimento da sociedade, no processo de construção dessas políticas públicas.”