Câmara recebe UFV para tratar dos processos de uso indevido dos espaços da Instituição contra o Movimento Estudantil

por vca — publicado 12/09/2013 16h41, última modificação 11/03/2016 09h08
12/09/2013

Foi realizada na tarde da quarta-feira (11) uma reunião com os representantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV) que tratou dos dois processos que UFV está movendo contra 16 estudantes do DCE, por uso indevido do espaço, um em relação ao porão e o outro do espaço da piscina.

A Pró-reitora de Administração, Leisa Maria Granzenolli salientou que os problemas com a utilização dos espaços da Universidade são recorrentes. “Os problemas veem desde 2001 com incêndio do porão onde era realizados eventos em geral, a participação de menores nas festas, venda de drogas, por isso foi criada uma comissão para que fizesse o controle de acesso.”

A Assessora Especial para Assuntos Estudantis, Viviane Silva Lírio destacou em sua fala que “após a tragédia de Santa Maria, a UFV licitou a criação de um projeto de segurança para a área, que depois vai para Comissão de Espaço Físico para dar o seu parecer e finalmente a decisão cabe ao Conselho Universitário”.

O Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Vereador Idelmino Ronivon (Prof. Idelmino) (PC do B) esclareceu que “a Câmara convidou a UFV com o intuito de intermediar o diálogo entre o movimento estudantil e a Instituição. A conversa com a UFV em momento algum buscou tirar sua autonomia, mas sim auxiliando no entendimento entre as partes”.

A Pró-Reitora de Administração elucidou de forma tranquila e muito coerente que “em momento algum a Universidade perseguiu ou irá perseguir o movimento estudantil, e sim contribuir não só com a formação profissional, mas também com sua formação política. Nós sabemos e respeitamos sua trajetória e importância”.

A Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança Pública, a Vice-Presidente da Casa, Marilange Pinto Coelho (PV) salientou que a reunião só esclarece e abre as portas para o diálogo e questionou  qual a decisão que a UFV tomará perante o processo.

Leisa Maria respondeu que “vamos propor aos alunos que estão com os nomes no processo um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que regulamentará o uso dos espaços da Universidade pelos estudantes, e da renovação do contrato de uso do espaço  em especial do porão que está vencido desde 2001, após a autorização dos técnicos de segurança para sua utilização”.

Segunda ela, a Universidade não pode conceder o uso dos espaços sem uma definição, e não vê dificuldades para atividades do Movimento Estudantil, mas para as festas sim, devido a estrutura dos locais não terem as condições necessárias no que diz respeito sobre a estrutura e a segurança.

Também participaram da reunião, os Vereadores Sávio José (PT) e Geraldo Deusdedit (PSDC); e o  o diretor da Diretoria de Logística e Segurança da UFV, Belmiro Zamperlini.