Vereador presta homenagem à Rádio Quintal FM

por vca — publicado 25/09/2013 12h28, última modificação 11/03/2016 09h08
25/09/2013

Em comemoração aos 10 anos de fundação da Rádio Comunitária Quintal FM, a pedido do Vereador Geraldo Andrade (Geraldão) (PTB), por meio da moção de n° 014/2013, foi entregue Moção de Congratulações e placa de homenagem ao Vice-Presidente e Locutor da Quintal FM, Antônio Mendes na reunião ordinária desta terça-feira (24).

Na Moção de Congratulações, conta a história do surgimento da Rádio. “Tudo começou na Rádio Montanhesa AM de Viçosa, em 1990, com uma ideia de se fazer m programa de cunho cultural focando o carnaval. Os pioneiros deste projeto foram: Pádua Júnior, Cosme José e Erli Júlio. Mas, daí começou a surgir novas ideias, dentre elas, a de se fazer um programa onde o samba fosse prioridade, mas que não se restringisse apenas a questão do carnaval, abrindo espaço para o samba chamado de ‘ano inteiro’, especialmente o de raiz, abordando sua história e trajetória. Assim, o programa deixou de acontecer somente na época do carnaval e passou a ser semanalmente, aos sábados. O sucesso veio imediatamente, e as novidades não pararam mais”, parte do texto da moção na íntegra.

O público da cidade e região adotou o Quintal do Samba de uma forma jamais vista numa rádio em Viçosa. Neste período veio à etapa do programa nos bares, deixando os estúdios e indo para as ruas ao encontro do seu público. Com o objetivo de criar um espaço exclusivo para o Samba e Pagode na cidade, foi construído o Espaço Cultural Quintal do Samba em 1998. Por problemas adversos à vontade dos idealizadores, esta iniciativa durou pouco tempo.

Nesta época já existia a Associação Cultural Quintal do Samba, que graças ao esforço da sua Diretoria, mas também, contando com o apoio de muitas pessoas, autoridades e entidades diversas, conseguiram legalmente em 2002 a concessão pública para transmitirem em Viçosa a emissora Quintal do Samba FM, 106.3, a Rádio Quintal FM.

O Vereador Geraldão ressaltou a emoção e satisfação em requerer a entrega da Moção à Quintal FM. “São 10 anos de fundação desta Rádio, que passou por muitas lutas para alcançar esse espaço. Fazer valer uma marca de uma saga de homens comuns, pessoas de pouco poder político, mas de poder na comunidade e conseguir formar uma rádio nesse grupo envolvido do samba de raiz, dos negros, das minorias das áreas periféricas da cidade, isso tudo é fruto de muita luta”.

Ele ainda destacou: “é uma entidade séria e comprometida com as minorias e de participação popular da cidade. Que essa homenagem da Câmara sirva como um estímulo para que venham outros anos para que se faça valer a participação popular, as minorias e a música de qualidade”.

O Presidente da Casa, Luis Eduardo Salgado (PDT) lembrou que além de radialista, Antônio Mendes é responsável pela coordenação do abrigo que recebe pessoas vitimadas pelo alcoolismo, droga e abandono da família. “Ele desenvolve uma trabalho com disciplina, amor e respeito à sociedade viçosense”.

O Vice-Presidente da Rádio Quintal FM, Antônio Mendes agradeceu o reconhecimento pelo trabalho no abrigo. “Vou abrir um parêntese para falar do trabalho do abrigo que pra nascer, morreu um bêbado e nasceu alguém pra vida. A vida me ensinou a respeitar e a entender como ajudar o ser humano”.

E deu destaque a Rádio Quintal e a homenagem. “Agradecemos o acolhimento de vocês e da sociedade ao samba”.