Agentes comunitários de saúde pedem apoio para reajuste salarial

por vca — publicado 23/10/2013 11h03, última modificação 11/03/2016 09h08
23/10/2013

Manifestação Agentes de Saúde2

Com intensa manifestação dos agentes comunitários de saúde no Plenário, a agente Maria Prisca fez uso da tribuna na reunião ordinária desta terça-feira (22) para falar do reajuste salarial dos médicos e também dos agentes comunitários do Programa de Saúde da Família (PSF).

Maria pontuou que sua vinda à Casa diz respeito ao pronunciamento da Secretária Municipal de Saúde recente na Câmara com relação ao reajuste salarial dos médicos, visto que na ocasião o Vereador Sávio José (PT) sugeriu também o reajuste aos agentes comunitários de saúde.

“Nós entendemos que estamos inclusos neste significante aumento, e caso não, solicitamos que a Câmara nos dê apoio para termos o mesmo direito”, salientou Maria Prisca.

Ela ressaltou o trabalho realizado pelos agentes comunitário como sendo essencial para o funcionamento do PSF, “nós somos desvalorizados, seria ideal que os Vereadores pudessem observar nosso trabalho, vamos até as comunidades fazer o acompanhamento, a prevenção de doenças e a promoção da saúde. Se nós não trabalhássemos, o PSF não funcionaria só com o médico e com o enfermeiro, mas infelizmente isso não é levado em conta. O Sindicato manifestou seu apoio e contamos com o apoio de vocês”.

Os Vereadores manifestaram seu apoio. O Presidente da Casa, Luis Eduardo Salgado (PDT) afirmou “a Câmara concedeu aos agentes de saúde, por meio de emenda a Lei Orgânica o direito de fazer parte do quadro permanente do município, instituído via emenda constitucional local ao quadro suplementar de servidores da secretaria de saúde, a intenção era que a precariedade fosse tirada dos agentes, ou seja, eles têm o direito e até hoje não foi feita a ação. O apoio que a Casa pode dar é garantir a emenda e o que está previsto na lei”.

O Vereador Sérgio Nofirno (PSDB), Presidente da Comissão de Saúde da Casa salientou que “como médico valorizo e reconheço o trabalho de vocês, quem está no contato e nas visitas domiciliares são os agentes de saúde. As equipes são multidisciplinares e é necessário que cada um cumpra seu papel dentro daquilo que é sua formação para o funcionamento. A Comissão dá o total apoio a vocês, temos consciência de que precisa de melhorias, como reajuste salarial e inclusive melhores condições de trabalho”.

O Vereador Sávio José que já havia defendido essa causa reforçou as necessidades das agentes comunitárias e o pedido do reajuste salarial. “Sugeri naquela ocasião, que fosse feito um reajuste básico para todos os servidores da saúde do PSF, mas se temos que priorizar alguém, em minha opinião vamos começar por quem ganha menos e precisa mais, que se dê um aumento padrão para fazermos valer o trabalho em equipe. Valorizar a saúde, é valorizar quem trabalha na saúde”, finalizou.

Manifestação Agentes de Saúde