Chefe do Departamento de Cultura e Patrimônio expõe situação da linha férrea e estações ferroviárias do município

por vca — publicado 30/10/2013 11h17, última modificação 11/03/2016 09h08
30/10/2013

Atendendo ao convite do Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), o Chefe do Departamento de Cultura e Patrimônio, Kleber Gustavo Picanço Castro participou da reunião desta terça-feira (29), para falar da Estação Ferroviária do Centro e do Silvestre e da Linha Férrea.

Kleber esclareceu que o convite serve para prestar contas do término da obra da estação ferroviária da cidade. “Ao finalizar essa obra da estação do Centro, em parceria com a Prefeitura, Tintas Coral e Fundo Municipal de Cultura, fomos atrás de parcerias para tentar revitalizar a estação ferroviária do Silvestre que é um bem tombado pelo Estado e estava abandonada.”

Ele salientou que “ao preparar o projeto e encaminhá-lo, notamos a falta de um documento da concessão de ambas Estações. Então procuramos o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a fim de conseguir as licenças, foram feitas reuniões e conseguimos a concessão. Quando recebi as concessões, o Diretor Geral do DNIT questionou se tínhamos o interesse da concessão para utilização da linha férrea para o município".

E continuou: " eu disse que era de interesse do município, tendo em vista o projeto de construção do trem turístico. Dessa maneira, a Prefeitura fez um pedido da concessão da linha férrea que passa por todo o município, em parceria com outras cinco cidades da região, para podermos trabalhar em um projeto futuro. O processo está em andamento e já estamos agendando uma visita em Brasília para buscar a documentação".

O Chefe do Departamento de Cultura e Patrimônio salientou que a documentação de concessão do Prédio do Silvestre e da Casa do Agente Ferroviário e também do Centro da cidade, já está em poder do município e apresentou as propostas para a localidade. "A nossa intenção é restaurar a Estação Ferroviária e fazer um centro de cultura também no Silvestre."

A Vereadora Marilange Pinto Coelho (PV) questionou se a Casa do Agente precisa de algum tipo reforma e quais são os projetos para utilização do imóvel.

Kleber respondeu que “o imóvel  precisa ser restaurado, pois como são bens tombados não é possível reformar. Com relação as intenções, já pensamos em muitas, entre elas a instalação do PSF do Silvestre na casa, visto que onde está funcionando é alugado".

O Vereador Idelmino Ronivon (Prof. Idelmino) (PC do B) parabenizou Kleber pelo empenho no trabalho. “Em relação a Casa do Agente pelo fato de ser histórica, eu entendo que poderíamos colocar ali algo relacionado com cultura, uma biblioteca ou uma casa de música”, sugeriu.