Reunião na Câmara trata de problemas na saúde do município

por vca — publicado 16/10/2013 18h35, última modificação 11/03/2016 09h08
16/10/2013

A falta de medicamentos oferecidos pela Farmácia Complementar tem sido assunto recorrente na Câmara, na manhã desta quarta-feira (16) a pedido do Presidente da Casa, Luis Eduardo Salgado (PDT), dos Vereadores membros da Comissão de Saúde, Edenilson Oliveira (PMDB) e Geraldinho da Violeira (PSDC), e do Defensor Público, Glauco Rodrigues de Paula foi realizada uma reunião para tratar do assunto.

De acordo com Luis Eduardo, chegou à informação na Casa de que quando as pessoas procuram a farmácia complementar e não são atendidas, são informadas que o motivo pelo qual não está ocorrendo a compra de medicamentos deve-se a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pela Câmara.

A Diretora Técnico da Farmácia Complementar, Helluzza Maria Martino disse que “recebi ordens para que nenhuma compra seja realizada pela farmácia, enquanto o processo da CPI estiver em andamento”.

A CPI que tem por finalidade investigar os aspectos legais dos processos de compra de medicamentos realizados pela Prefeitura no ano de 2013. A Comissão fundamenta-se nos indícios de irregularidade na contratação da empresa Acácia Comércio de Medicamentos Ltda., tendo 90 dias para o prazo de conclusão dos trabalhos, como foi instaurada no dia 14 de agosto, tem no máximo até dia 14 de novembro para concluir os trabalhos.

O Controlador Geral da Prefeitura, José Paulo Sant´Ana afirmou que a Prefeitura não tem conhecimento das outras empresas que participaram do processo licitatório em Varginha, “e isso é necessário para efetuar a compra de medicamentos de maneira mais viável”.

Dentro das discussões o Presidente da Casa, Luis Eduardo salientou que a falta de medicamentos é um assunto recorrente desde anos anteriores e propôs a criação de uma legislação municipal para controle e regulamentação do fornecimento dos medicamentos da Farmácia Complementar.

Outro assunto tratado na reunião foi a não realização das cirurgias eletivas. Desde janeiro desse ano os procedimentos de anestesia para as cirurgias eletivas do SUS estão parados no Hospital São João Batista, no entanto foi veiculado em notícia no jornal de circulação local que as cirurgias eletivas do HSJB retornaram, porém as pessoas ainda não estão conseguindo marcar a realização do procedimento.

Luis Eduardo salientou que a Câmara tem sido procurada pela população para esclarecer o assunto e solicitou ao Defensor Público da Comarca de Viçosa, Glauco Rodrigues de Paula para averiguar o que tem acontecido.

Além dos já citados, participaram da reunião, o Diretor Geral da Câmara, José Adilson Lima Coelho e o Assessor de Relações Institucionais da Câmara, Wagner Rosado.