Vereador solicita Audiência Pública para prestação de contas do terminal rodoviário

por vca — publicado 23/10/2013 10h30, última modificação 11/03/2016 09h08
23/10/2013

Na reunião ordinária desta terça-feira (22) o Vereador Idelmino Ronivon (Prof. Idelmino) (PC do B), por meio do requerimento de n° 086/2013, fez o pedido para que se realize uma Audiência Pública para a prestação de contas sobre a atual administração da rodoviária que está em poder do Executivo.

A Audiência servirá para esclarecer toda a movimentação financeira do período em que a prefeitura tem administrado, o Vereador Idelmino ressaltou que “desde o começo da nossa legislatura venho pedindo esses documentos, já no último mês eu fiz outra indicação e pedi novamente esses documentos e infelizmente não fomos atendidos, nós entramos com uma ação judicial de busca e apreensão desses documentos e o Executivo fez uma representação junto ao poder Judiciário dizendo que iriam colocar a nossa disposição todos os documentos pendentes semana passada. Então fomos até a procuradoria do Município e lá estavam alguns documentos, mas infelizmente estava pendente o documento em relação a movimentação financeira do terminal rodoviário.”

O Vereador pontuou que seu pedido para uma Audiência Pública para discutir a movimentação financeira do terminal rodoviário é mais uma tentativa de diálogo. “Essa será a última chance que essa Casa vai dar ao Executivo, na tentativa de explicar onde está o dinheiro que foi movimentando.”

Ao final de sua fala o vereador reforçou seu pedido junto ao jurídico desta Casa para que solicite junto à justiça que encaminhe novamente o pedido de busca e apreensão de documentos. “Se esses documentos não estiverem com o Executivo, isso significa improbidade administrativa, que o município não teve controle da movimentação financeira.”

O Vereador Sávio José (PT) esclareceu que ele mesmo já fez três requerimentos pedindo os documentos que comprovam a movimentação financeira da rodoviária, mas nenhum deles foi atendido “eu espero que a Audiência Pública seja esclarecedora sobre o tema”.

A Audiência Pública está marcada para o dia 07 de novembro, quinta-feira, às 18 horas.

Os Vereadores Idelmino Ronivon, Edenilson Oliveira (PMDB), Geraldo Deusdedit (PSDC), Marcos Nunes (PT) e Sávio José (PT) ainda assinaram a indicação de n° 300/2013 solicitando ao Controlador do município o valor das receitas arrecadas pelo Terminal Rodoviário nos anos de 2011, 2012, e 2013; comprovação, mediante documentos, dos lançamentos destas receitas; e execução das despesas ocorridas com base nestas receitas.

Perturbação do sossego público

Na continuação de suas colocações o Vereador Idelmino trouxe um antigo problema, já relatado pelo Vereador Geraldão, sobre a ocupação das vias públicas e da pertubação do sossego público, na Av. Bernardes Filhos, locais próximos a bares. “Essa é uma reivindicação dos moradores do bairro de Lourdes, que pedem para que essa Casa agende uma reunião para discutir o problema que tem se tornado cada vez mais sério naquela região, como o som automotivo e o uso de drogas. Vamos juntos com a Polícia Militar, donos de bares, Departamento de fiscalização e moradores daquela localidade e a Comissão de Direitos Humanos da Casa tomar alguma medida”.

O Vereador afirmou que os donos de bares acabam sendo responsáveis de forma indireta pelo o que está acontecendo, “o que se é cobrado tanto pelos moradores e dono de bares é a presença da fiscalização”, finalizou.

O Presidente da Casa, Luis Eduardo Salgado (PDT) agendou para o dia 31, quinta-feira, às 10 horas, a reunião para tratar do tema com a presença das autoridades solicitadas.