Vereadores questionam Executivo por corte de insalubridade

por vca — publicado 02/10/2013 12h36, última modificação 11/03/2016 09h08
02/10/2013

Na reunião desta terça-feira (01) os Vereadores Sérgio Norfino (PSDB) e Sávio José (PT) fizeram questionamentos acerca das cartas enviadas aos servidores pelo Executivo relatando a decisão da retirada do direito de insalubridade dos trabalhadores.

Segundo o Vereador Sérgio Norfino, essa é uma decisão arbitrária. “Uma decisão administrativa deve estar baseada em algo legitimado, ficou claro pelo Ministério do Trabalho, infelizmente que existe inconsistência nos documentos, e é justo que os servidores questionem. Estamos buscando um diálogo com a administração no sentido de equacionar isso. A proposta que sai, inclusive é que se realizasse novamente a avaliação médica desses servidores que recebem seu devido percentual de insalubridade”.

O Vereador relatou que esteve presente em uma reunião em Ponte Nova representando a Câmara e os servidores com o representante do Ministério do Trabalho, onde ficaram constatadas divergências nesses processos de insalubridade. “Nós estamos procurando por meio da parceria com o Sindicado dos Servidores uma interação com a administração. Não é justo com os servidores que realmente trabalham em locais insalubres que sejam interrompidos os pagamentos, antes que essas questões sejam de fato sanadas.”

O Vereador Sávio José (PT) questionou o fato, tendo em vista que “foi falado que seriam seguidos os direcionamentos da Audiência Pública realizada este ano e o Executivo comunica aos servidores que a insalubridade será cortada, tinha um acordo que iria seguir essas questões. Não estamos defendendo que quem não tenha direito receba, mas se o servidor está em um local de trabalho que tem riscos, ele deveria receber".

E concluiu: "No meu ponto de vista, o Executivo já tinha feito o acordo com essa Casa e a sociedade para cumprir os direcionamentos levantados”.