Alunos do CASB visitam Câmara Municipal de Viçosa

por vca — publicado 04/11/2013 17h29, última modificação 11/03/2016 09h08
04/11/2013

O Vereador Idelmino Ronivon (PC do B) recebeu na manhã desta segunda-feira (04), a visita dos alunos da sétima série da Escola Estadual Coronel Antônio da Silva Bernardes (CASB) com intuito de apresentar o Legislativo Municipal e explicar seu funcionamento.

Os alunos acompanhados da Professora de História, Conceição Paiva, conheceram toda a Câmara e entenderam um pouco de seu funcionamento por meio das explicações do Vereador Idelmino.

A Professora Conceição salientou que a presença dos alunos a princípio vem de questões levantadas em sala de aula sobre a história política do país, tema dos estudos da disciplina de História do bimestre atual que gerou a visita. “Depois de estudarmos alguns processos políticos da história do nosso país, achei que seria muito proveitoso se os alunos conhecessem como é o processo político atualmente em Viçosa, mostrando que como cidadãos é aqui que eles podem e devem reivindicar seus direitos, aqui é o lugar certo para isso.”

Os alunos, além da visita à Câmara, puderam acompanhar uma reunião que estava acontecendo e utilizarem o Plenário para um bate papo com o Vereador. Os alunos se mostraram interessados e levantaram questões sobre problemas da cidade e da própria escola, de como os Vereadores trabalham e por que muitas pessoas falam que todo político é corrupto.

O Vereador em resposta a última questão pontuou que: “Esse problema da corrupção é um processo histórico político que vem desde o surgimento do país, foi através de pessoas que buscam apenas o interesse próprio ao invés de ajudar o cidadão e sua cidade, que o cenário político tem essa mancha e esse conceito pela sociedade. Porém apesar de tudo isso, de alguns anos pra cá esse cenário tem mudado de forma lenta, mas com melhoria dessa imagem”.

A estudante Camila Ferreira Mafra falou o que achou da visita. “Eu gostei muito de conhecer tudo, é a primeira vez que eu venho e isso me tirou várias dúvidas, me mostrando como funciona a Câmara de Vereadores.”

O Vereador Prof. Idelmino agradeceu a presença de todos. “Eu fico muito feliz com a iniciativa de todos que, além de visitarem, se mostraram interessados pela questão política fazendo questionamentos pontuais e até reivindicando melhorias na escola, isso ajuda esses jovens a compreenderem um pouco do processo político de nossa cidade, atuando como cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres e até podendo a vir participar da vida política de forma mais concreta no futuro.”

A Vereadora Marilange Pinto Coelho (PV) também participou do encontro.