Comissão do Transporte Escolar se reúne para traçar diretrizes

por vca — publicado 19/11/2013 19h37, última modificação 11/03/2016 09h08
19/11/2013

Na segunda-feira (18), a Comissão do Transporte Escolar se reuniu para planejar, dar encaminhamentos e discutir o cadastramento do transporte para o ano de 2014.

O Presidente da Comissão de Educação da Casa, Vereador Idelmino Ronivon (PC do B) reforçou a importância de mostrar para os pais dos alunos que a lei de n° 2202/2011 vai ser implantada.

A responsável pelo cadastramento dos alunos da Secretaria Municipal de Educação, Daniele Guimarães pontuou as escolas que encaminharam a lista dos alunos que utilizam o transporte. “Os pais devem matricular os alunos na escola mais próxima de sua residência, caso isso não aconteça, eles não terão direito ao transporte escolar e terão que arcar com o transporte, assinando um documento de estar ciente dessa situação”, disse.

Daniele expôs que recebeu uma listagem de todos os alunos das escolas estaduais e municipais que estão cadastrados no transporte escolar do município. “Foi feita uma contagem de todos os alunos cadastrados, totalizando 2.048 crianças e adolescentes. Por alto, podemos perceber que muitos estão estudando em escolas distantes de suas residências, precisamos saber os motivos pelo qual os alunos se encontram matriculados em escolas afastadas, visto que a partir do ano que vem não terão direito ao transporte escolar.”

Idelmino salientou que do total de alunos cadastrados é preciso fazer uma triagem para saber quais alunos estão em consonância com a lei e terão direito ao transporte escolar. “Precisamos fazer novas rotas de transporte, conforme a lei; a triagem dos alunos que tem direito, e estimar o número de estudantes que irão utilizar o transporte escolar em 2014 para que o município faça a licitação. Os ônibus terão que transportar os alunos sentados, dessa forma é preciso ter um número de alunos para fazer a licitação de maneira correta e não precisar fazer aditivos depois.”

O Procurador do Município, Ricardo Carraro explicou como é feito a licitação e o que deve ser feito para resolver o problema.

Ficou acordado entre os presentes que até o dia 02 de dezembro, deverão entregar ao Procurador a listagem de rotas, número de alunos por rota, e margem de alunos que utilizaram o transporte para poder fazer a licitação de acordo a lei.

Além dos já citados, participaram da reunião, a Vice-Presidente da Casa, Marilange Pinto Coelho (PV) e demais membros da Comissão do Transporte Escolar.