Médica fala sobre câncer de próstata na Câmara

por vca — publicado 20/11/2013 11h09, última modificação 11/03/2016 09h08
20/11/2013

Atendendo o convite do Presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social da Casa, Vereador Sérgio Norfino (PSDB) a Câmara recebeu Flávia Diniz, Cirurgiã Oncológica do Hospital São Sebastião que tratou do tema câncer de próstata, na reunião ordinária desta terça-feira (19), sendo uma das ações que fazem parte da campanha Novembro Azul, que acontece durante todo o mês, conscientizando a população masculina sobre os métodos de prevenção sobre o câncer de próstata e outros males que atingem os homens.

Flávia salientou a importância do Novembro Azul para que os homens se conscientizem e tenham cuidados com a própria saúde. “O movimento Novembro Azul teve início na Austrália, em 2003. A princípio era uma campanha contra o diabetes, mas que se voltou para a saúde masculina em geral. Esse movimento nascido na Austrália se chama ‘Movember’ que é um neologismo entre o movimento e o mês de novembro, o símbolo da campanha é um bigode, e são divulgadas ações de prevenção do câncer de próstata, bem como de outras doenças que acometem os homens.”

A médica pontuou algumas das doenças que englobam a campanha e fez uma breve apresentação da próstata, sobre o seu funcionamento e como são realizados os exames preventivos, indicado para todos os homens acima de 45 anos, que devem fazê-lo uma vez por ano, além de apresentar dados sobre a incidência da doença nos brasileiros. “No sexo masculino a gente oberva que a próstata é um dos principais cânceres do homem com mais 60 mil casos só no ano de 2012, o que corresponde a um terço dos casos de câncer”.

A convidada ressaltou algumas formas de prevenção do câncer de próstata: “Fazer uma dieta saudável com frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e consumir baixo teor de gordura animal. Outra nutrição é o tomate, que é o único alimento comprovadamente eficaz na prevenção do câncer de próstata. Além de atividade física, controle do peso e redução do consumo de álcool e cigarro, que contribui também para uma série de outras doenças”.

O Vereador Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) (PPS) agradeceu a presença da Doutora pelos esclarecimentos e questionou se existe uma correlação entre a impotência sexual com o câncer de próstata.

Flávia esclareceu prontamente. “A impotência sexual não está diretamente relacionada com a próstata, essa questão se relaciona a uma série de fatores, inclusive diabetes, hipertensão, que são questões vasculares, alguns casos estão ligados ao tratamento do câncer de próstata e a própria doença que podem trazer sequelas, por isso devemos diagnosticar o tumor o quanto antes para fazermos um tratamento menos agressivo para preservar a potência, a qualidade de vida e a libido.”

O Vereador Sérgio Norfino reforçou a campanha de prevenção do novembro azul e convidou a todos a participar do evento que será realizado na Praça Silviano Brandão, no sábado, pela manhã, dia 23, em que ocorrerá aferimento de pressão, tentativa de fazer encaminhamentos de alguns homens, distribuição de materiais informativos e instruções de prevenção.