Novo depoimento marca CPI do Terminal Rodoviário

por vca — publicado 04/12/2013 10h55, última modificação 11/03/2016 09h08
04/12/2013

Dando continuidade aos questionamentos, a Comissão Parlamentar de Inquérito que tem como finalidade investigar a forma como foi e é realizada a administração do Terminal Rodoviário Municipal Joventino Alencar a partir da data que o Executivo assumiu o seu controle, escutou o administrador da rodoviária, Antônio Mendes, na tarde da segunda-feira (02).

O Secretário de Governo, José Antônio de Oliveira (Taffarel) que havia sido convocado para prestar esclarecimentos, justificou sua ausência, por meio de ofício, informando que estaria em reunião, em Belo Horizonte, para tratar de assuntos do Executivo. O ex-estagiário da Prefeitura, convidado, Fernando Henrique Santana não compareceu, mas esteve minutos antes na Casa, explicando ao Presidente da CPI que não iria participar da oitiva, pois no momento não estava em condições de fazer nenhum relato.

Em seguida, Antônio Mendes se comprometeu a dizer a verdade sobre os fatos perguntados. Ele entregou ao Presidente cópia do seu depoimento junto a Comissão do Executivo, também criada para fazer o levantamento dos atos administrativos no terminal rodoviário.

O administrador do terminal rodoviário relatou que o Secretário de Governo, José Antônio (Taffarel) foi quem o convidou para assumir a rodoviária. “No dia 05 de fevereiro ele fez o convite e a partir do dia 10 assumi efetivamente a administração, fui colocar a casa em ordem e precisava de instrumentos, mesa, armários e computador”.

Antônio Mendes expôs as condições precárias do terminal rodoviário. “Estava com matos, piso soltando, sujeira, alcoolismo, prostituição, uma total desordem.”

Ele pontuou que “o primeiro recolhimento do dinheiro das taxas do banheiro e de embarque repassadas pelas Viações foram levados para a Controladora do Município (na época), Glória Aparecida Rodrigues, no dia 15 de fevereiro de 2013. Fiz um documento com o valor recebido e levei para a controladoria o dinheiro. As parcelas são de 15 em dia 15 dias, podendo ter uma oscilação de valores, na faixa de sete mil reais”.

De acordo com Antônio, o valor do recolhimento varia ao longo dos meses, como em época de férias, feriados e etc. Sendo o valor mensal em média de 15.000 mil reais a 17.000 reais, podendo chegar a cerca de 20.000 reais.

Ele explicou a rotina de recolhimento do dinheiro e afirmou que era recolhido em espécie. “As taxas dos sanitários são recolhidas diariamente e das empresas quinzenalmente.”

O Presidente da CPI, Vereador Idelmino Ronivon (PC do B) questionou se no ato da entrega do dinheiro para a Glória ele recebia um comprovante do valor repassado e o que era feito com o dinheiro entregue a controladoria.

O administrador do terminal afirmou que não recebia nenhum comprovante, havia apenas a nota da empresa constando que pagou a taxa. “Segundo a controladora, o dinheiro era para pagar o material solicitado e também produtos de limpeza, reparos, reposição de torneiras, entre outras necessidades da rodoviária”, respondeu.

Antônio Mendes esclareceu que quando ocorreu a exoneração da Controladora, ele passou a responder ao Secretário de Administração, Ronaldo Santana. “A ordem do Secretário, era que a partir daquela data, todo e qualquer dinheiro deveria ser encaminhado a sua totalidade para a Secretaria de Fazenda, por meio de um boleto, no qual o dinheiro seria depositado direto na conta da Prefeitura, assim é feito hoje.”

Ele entregou ao Presidente da CPI, o registro fotográfico do estado em que encontrou o Terminal Rodoviário quando iniciou seus trabalhos no local; lista com todos os materiais adquiridos no início de sua administração; e tabela com as taxas recolhidas no banheiro e de algumas empresas do Terminal no mês de setembro.

Como encaminhamento, os membros da CPI convocaram pela segunda vez, para a próxima sexta-feira, dia 06, às 15 horas, o Secretário Municipal de Governo, José Antônio de Oliveira (Taffarel) e convidaram também pela segunda vez, Fernando Henrique Santana, ex-estagiário do Terminal Rodoviário Joventino Alencar. Para participar da oitiva na segunda-feira, dia 09, às 15 horas, a ex-Controladora Geral do Município, Glória Aparecida Rodrigues dos Santos será a convidada.

Além dos membros da CPI, Vereadores Marcos Nunes (PT), João Januário Ladeira (PR) e Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) (PPS) e Vereadora Marilange Pinto Coelho (PV). Os Vereadores Geraldo Deusdedit (PSDC), Geraldo Luis Andrade (Geraldão) (PTB), Sávio José (PT) e Helder Evangelista (Cherinho) (PHS) estiveram presentes.