Vereador presta homenagem à líder operário viçosense

por vca — publicado 11/12/2013 12h59, última modificação 11/03/2016 09h08
11/12/2013

O Vereador Edenilson Oliveira (PMDB) entregou Moção de Congratulações aos familiares do líder operário viçosense, José Valentino Cruz (Candinho), pela comemoração do seu centenário, na reunião ordinária da terça-feira (10).

Edenilson destacou feitos importantes

da vida de Candinho. “É com grande satisfação que a Câmara presta essa singela homenagem ao Candinho, que se estivesse entre nós completaria 100 anos.”

“Ilustre homem, José Valentino da Cruz, nasceu em Viçosa, no dia 24 de novembro de 1913. Ainda adolescente, trabalhou na roça e tinha instrução primária, aprendeu a tocar violão sozinho e acompanhava seus amigos em serenatas. Durante a juventude chega a escrever peças teatrais e atuar nas mesmas, sua peça de mais destaque foi O negro que não mente”, conta Edenilson.

E continuou: “É admitido no dia 9 de maio de 1936, na ESAV, atual Universidade Federal de Viçosa, onde trabalhou 38 anos na Universidade Federal de Viçosa, o cargo efetivo era de cozinheiro e durante muitos anos trabalhou a frente do refeitório, onde era admirado por todos pelo cumprimento ao dever. Candinho, foi uma das pessoas mais populares da UFV, líder nato, carismático, pessoa alegre e de sorriso espontâneo que se dava bem com todos”.

Para finalizar, o Vereador concluiu que em outubro de 1961, Candinho encabeçou a criação da Associação dos Operários da Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG), a qual presidiu de 1961 a 1967. “Por aquelas épocas na década de 60, com o Cléber Silvestre Bernardes e Noé Cardoso, companheiros na Associação, José Valentino conseguiu a transformação das chamadas classes anexas, salas de aulas que atendiam a filhos de operários e funcionários da UREMG, em escola estadual, que é hoje a Escola Estadual Effie Rolfs.”

“A Ladeira dos Operários, que hoje leva o nome Vereador José Valentino Cruz, foi calçada em mutirão de que ele participou, com os operários companheiros, trabalho feito depois do expediente, até tarde da noite”, texto da moção na íntegra.

O Vereador Edenilson convidou os familiares do Candinho para receber a Moção de Congratulações.