Convidados prestam esclarecimentos sobre construção da sede do CISAB e da ETE

por vca — publicado 03/12/2014 13h18, última modificação 11/03/2016 09h08
03/12/2014

Na reunião ordinária (02), a Superintendente do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico (CISAB), Tânia Maria e o Engenheiro Civil do Serviço Autônomo de Esgoto (SAAE), José Luiz Corrêa prestaram esclarecimentos sobre o andamento das obras de construção da sede do CISAB e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Eles foram convidados, por meio do requerimento de n° 076/2014, de autoria dos Vereadores Luis Eduardo Salgado (PDT), Marilange Pinto Coelho (PV), Lidson Lehner (PR), Helder Evangelista (PHS), Carlitos Alves (PDT) e Geraldo Deusdedit (PSDC).

A Superintendente do CISAB, Tânia Maria salientou que o trabalho está sendo monitorado pelos 27 municípios consorciados e reforçou o objetivo do CISAB: “o apoio à gestão dos serviços de saneamento”.

Ela pontuou que o terreno onde será localizado o Centro de Referência em Saneamento Ambiental e a Sede do CISAB foi doado pela Prefeitura, sendo o espaço atrás do Colégio de Viçosa.  Segundo a sua explanação, a sede do CISAB contará com laboratórios para água e esgoto, laboratório-escola, laboratório de absorção atômica, auditório, sala de licitações compartilhadas, entre outros.

De acordo com ela, a construção do Centro de Referência em Saneamento Ambiental e da sede do CISAB Zona da Mata foi feito por meio do Convênio com a FUNASA TC/PAC 5005/08, porém houve uma série de burocracias para liberação dos recursos.  O projeto foi elaborado pela FUNASA; e o Consórcio está como interveniente e executor, com o papel de fiscalizar e acompanhar a obra, e realizar as negociações junto a FUNASA.

Tânia esclareceu que a obra foi licitada em novembro de 2013, “no entanto não houve empresas habilitadas com toda a documentação necessária, e a segunda licitação ocorreu em 07 de janeiro de 2014, tendo apenas uma empresa concorrente, habilitada. A contratação ocorreu no Regime de Execução por preços unitários e teve como contratada a empresa Geosolos Fundações e Construções EIRELI”.

A Superintendente ainda expôs os serviços que já foram realizados no local, como limpeza do local, terraplanagem e ligação de água.

O Engenheiro do SAAE, José Luiz fez um breve histórico sobre a elaboração do Plano Diretor de Esgoto de Viçosa. Ele destacou que após a conclusão do Plano, o SAAE iniciou uma obra com recurso próprio de implantação de interceptores de esgoto pelo método não destrutivo.

Ele salientou que, em meados de 2010, foi feita a inscrição de um projeto no Programa do Governo Federal- PAC 2 com o objetivo de terminar a obra do interceptor principal do São Bartolomeu até a Barrinha e da construção efetivamente da Estação de Tratamento de Esgoto. “Fomos contemplados e realizamos a licitação para dar início à obra, sendo que a obra do interceptor já foi finalizada. A ordem do serviço para a construção da ETE foi dada pelo saudoso prefeito Celito, em meados de agosto, e a obra efetivamente iniciou-se em novembro. Os barracões estão prontos e demarcamos a área que será construída, amanhã deverá ser iniciado o serviço de terraplanagem.”

Na manhã desta quarta-feira (03), o Vereador Lidson Lehner vistoriou o local, acompanhado do Engenheiro José Luiz. Lidson verificou que as obras já foram iniciadas e o Engenheiro explicou o projeto da Estação de Tratamento de Esgoto ao Parlamentar.

saae/cisab