Manifestantes voltam a cobrar posicionamento do Executivo e da UFV sobre mineroduto

por vca — publicado 19/02/2014 15h25, última modificação 11/03/2016 09h08
19/02/2014

Com a presença de manifestantes no Plenário, a correspondência encaminhada pela estudante Lis Soares, em nome da “Campanha pelas águas e contra o mineroduto da Ferrous” foi lida na reunião ordinária da terça-feira (18).

Na correspondência, é destacado o fato do momento crítico em relação ao abastecimento de água no município. “O São Bartolomeu, um dos principais mananciais que abastecem Viçosa está com seu nível de água abaixo do normal, o que levou o SAAE a instaurar estado de alerta na cidade.”

Eles ainda apontam outros riscos além da falta de chuva para as águas. “A empresa de mineração Ferrous Resources pretende instalar um mineroduto que vai de Congonhas (MG) a Presidente Kennedy (ES), passando por Viçosa na região do Palmital, Paraíso e Córrego de Engenho, justamente onde se encontram as nascentes do São Bartolomeu. Vejamos minha gente, o mineroduto é uma tubulação enorme que por onde passa causa vários danos ambientais”, trecho da carta.

De acordo com a correspondência, vários estudos já comprovaram a inviabilidade da construção deste mineroduto nas condições apresentadas pela empresa, pois afetará diretamente o abastecimento de água. Segundo as informações da carta, na bacia do São Bartolomeu serão mais de 60 nascentes destruídas. “Além disso, há uma ação no Ministério Público denunciando não só os danos ambientais, como também a violação dos direitos humanos por parte da empresa em seu tratamento com as comunidades diretamente atingidas.”

“A Campanha pelas águas está desde 2011 ao lado do povo, alertando os órgãos públicos e as comunidades sobre riscos da implantação deste mineroduto. Por isso seguiremos em luta até que esse projeto seja cancelado e nossas águas preservadas! Cobramos urgentemente um parecer da Prefeitura e da UFV contrário a passagem do mineroduto!”, finalizou a carta.

O Vereador Idelmino Ronivon (PC do B) manifestou seu apoio à Campanha. “Há dois anos estamos nesta luta. Além do parecer do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Viçosa (CODEMA), tivemos o parecer da Associação dos Geólogos do Brasil (AGB) que condena a passagem do mineroduto pela Bacia do São Bartolomeu nos locais onde pretendem passar. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) se posicionou contrário e o Departamento de Água e Esgoto da UFV também, todos estão conscientes da importância da Bacia para o abastecimento.”

E completou: “é importante que o Poder Executivo, na figura do Prefeito e a UFV, pela Reitora, vem a público e se posicione de maneira contrária a passagem do mineroduto. Sabemos o quanto Viçosa pode sofrer por falta da água em função da passagem desse empreendimento que nada nos traz de benefício”.

Os demais Vereadores também manifestaram apoio a Campanha pelas águas.