Atraso na reforma da Escola Municipal Padre Francisco José da Silva é debatido em reunião

por vca — publicado 18/03/2014 11h58, última modificação 11/03/2016 09h08
18/03/2014

Na última sexta-feira (14), por meio do requerimento de n° 014/2014, de autoria dos Vereadores Idelmino Ronivon (PC do B) e Geraldo Deusdedit (Geraldinho da Violeira) (PSDC), aconteceu uma reunião para discutir a reforma da Escola Municipal Padre Francisco José da Silva, localizada no bairro Nova Viçosa.

Com essa reunião a Comissão de Educação da Câmara, dá início ao acompanhamento de todas as obras da educação, especialmente as que estão com o prazo de entrega em atraso.

O Vereador Idelmino pontuou que serão feitas diversas reuniões com o intuito de debater os atrasos nas obras da educação. “Queremos saber quanto já foi gasto, quanto se planeja ainda gastar e o prazo de entrega da obra.”

A Diretora da Escola, Jaqueline dos Apóstolos apontou os desafios enfrentados pela Escola, que está em funcionamento durante a reforma. “A nossa preocupação está nas condições físicas e na infraestrutura, visto que o número de alunos aumentou de 500 para 800, o que dificulta a manutenção da ordem e da disciplina frente às dificuldades estruturais.”

Ela apresentou fotos da situação da reforma da escola. “Na quadra, encontramos pontas de ferro para cima, gol escorado, suportes amarrados; há buracos nos muros possibilitando a ação de vândalos e entrada de animais; a Escola não tem muro, é toda aberta, colocando a segurança dos alunos e funcionários em risco; além disso, há barras de ferro enferrujadas e desperdiçadas, que deveriam ter sido colocadas e estacas de madeiras com pregos espalhadas pelo pátio.”

Jaqueline criticou o atraso das obras e também solicitou que fossem colocados sinalização e quebra molas na rua da escola, visto que os carros passam em alta velocidade pelo local.

Idelmino completou: “há uma necessidade de melhorias no entorno da escola, como captação de água e asfalto”.

A Professora da Escola, Luzia Maria Barcelos expôs a falta de segurança das obras. “O pátio foi finalizado e tivemos que retirar os restos de materiais. A construtora não teve reponsabilidade de entender que trabalhamos em uma escola em reforma e as obras não possuem segurança, sendo nossos alunos expostos.”

A Secretária de Educação, Gláucia Coutinho Ramos d'Antonino salientou que a quadra deveria estar isoladas. “Os alunos não deveriam ter acesso à quadra, visto que está em obras. Minha orientação é para que a Escola solicite o isolamento da quadra.”

A Diretora da Escola questionou o Secretário de Obras, Vicente Alvim sobre a construção do muro.

Segundo Vicente, a construção do muro deveria ter sido feito antes de iniciarem as obras. “A construção do muro deveria ter sido prevista no projeto básico, em todas as obras notamos esse problema. O projeto precisa estar bem definido, pois há necessidade de buscar recurso, visto que já existe um recurso disponível para a obra e o aditivo só pode ser feito se houver essa previsão de recurso”, respondeu.

Encaminhamentos

Como encaminhamentos, os Vereadores solicitaram ao Secretário de Obras, Vicente Alvim e ao Diretor das Obras da Secretaria, Gustavo Adolfo um ofício com a data de entrega da obra e o valor orçado para a reforma e cobertura da quadra.

O Vereador Geraldinho ressaltou que “foi pedido o processo licitatório de todas essas obras da educação e até o dado momento o Executivo não atendeu a esse pedido”.

Eles também fizeram um pedido oficial para a Secretária de Educação, para que seja colocado com urgência grades em duas salas, no segundo andar da nova parte construída para que essas salas sejam liberadas para uso, uma vez que atualmente são ocupadas salas na parte velha da escola, sendo que na parte da tarde estão impróprias para o uso pelo fato da cobertura ser com telhas de amianto e as crianças serem submetidas a altas temperaturas na parte da tarde.

Uma nova reunião será agendada na própria Escola com a direção, Secretário de Obras, Secretária de Educação e os representantes da construtora para que seja discutido o cronograma de execução, com apontamento da data de entrega.

O Presidente da Comissão de Educação, Idelmino destacou que a cobrança em relação à data de entrega das obras deve ser feita com mais rigor por parte do Executivo, “caso o Executivo não faça essa cobrança dos dispostos nos contratos, a Câmara, por meio da Comissão de Educação, fará uma cobrança por intermédio da Promotoria Pública”.

Além dos já citados, participaram da reunião os Vereadores Geraldo Luis Andrade (Geraldão) (PTB) e Helder Evangelista (Cherinho) (PHS); o Presidente do Conselho Municipal de Educação, Paulo Gustavo Grossi; a Vice-Diretora da Escola, Miriam Aparecida; a Professora da Escola, Fátima de Lourdes Teixeira; o Presidente do Bairro de Nova Viçosa, Gilberto da Silva Brandão e o representante, Donizete.

Os representantes das construtoras Lessa Engenharia e Construtora Viçosense, responsáveis pela cobertura da quadra e reforma da Escola, respectivamente, foram convidados a participar do encontro, mas não compareceram.