Lançamento do PJ Viçosa 2014 tem participação da ALMG

por vca — publicado 12/03/2014 13h35, última modificação 11/03/2016 09h08
12/03/2014

Foi dada a largada para o início dos trabalhos que já estão a pleno vapor. As escolas participantes da edição 2014, já definidas, são: o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (Coluni), a E.E. Dr. Raimundo Alves Torres (Esedrat), a E.E. Effie Rolfs, a E.E. José Lourenço de Freitas e a E.E. Raul de Leoni. O lançamento oficial do Projeto Parlamento Jovem (PJ) Viçosa foi realizado na noite da terça-feira (11), durante a reunião da Câmara Municipal.

O momento foi marcado pela presença da Gerente Geral da Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Ruth Schmitz de Castro, que destacou a seriedade do projeto, que mobiliza a juventude em prol da discussão da boa política. “É esta sensação de que a Câmara é um espaço aberto para a população. O Parlamento Jovem traz a proposta de se pensar na vida política aberta, sempre me deparo com questões importantes sendo discutidas aqui trazidas pela comunidade”.

E completou: “É uma prova de que Viçosa está a frente e avançando nesta descoberta de que a democracia representativa pode ganhar. As Casas Legislativas tem que ser um espaço de voz do povo. O PJ nasceu como um projeto municipal, ainda em 2004, em Belo Horizonte. Desde 2010, quando chegou ao interior do Estado, Viçosa tem participado, este ano temos um outro desafio: a primeira experiência do projeto regionalizado... temos 4 polos, essa iniciativa fez crescer o numero de 18 municípios para 30, a ideia é que mais municípios apoiem e é o que estamos fazendo desde que estamos trabalhando juntos”.

O projeto, que em Viçosa, é desenvolvido em parceria com o curso de Ciências Sociais, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), traz como tema, este ano, a ser trabalhado com os alunos do ensino médio das escolas participantes: “Envelhecimento e Qualidade de Vida”. Para o Coordenador do Projeto, pela UFV, Professor Diogo Tourino, “os Vereadores tem cada vez mais o dom de se aproximarem da comunidade de Viçosa, em especial dos jovens no caso desse projeto. Em nome do Departamento de Ciências Sociais, agradeço essa acolhida da Câmara e temos a satisfação de iniciarmos mais um trabalho, nós nunca tivemos dúvidas com relação a realização do PJ. É uma satisfação muito grande para o departamento participar deste importante projeto”, afirmou.

A Vice Presidente da Casa, Marilange Pinto Coelho (PV), ponderou sobre os rumos do Projeto, na cidade, para o próximo ano: “Entendo que para 2015, precisamos pensar também na regionalização, ou nos tornamos uma cidade polo, ou nos agregamos. Afinal, queremos que o projeto cresça cada vez mais!”.

O Pró Reitor de Ensino, da UFV, Vicente de Paula Lélis, representou a Reitora durante o lançamento. Diretores e professores também estiveram presentes.

Nas próximas semanas os monitores (alunos do curso de Ciências Sociais) estarão nas escolas para o início das discussões com os participantes.