Frente Parlamentar de acessibilidade e mobilidade urbana realiza primeira reunião

por vca — publicado 15/04/2014 12h23, última modificação 11/03/2016 09h08
15/04/2014

A Frente Parlamentar de acessibilidade e mobilidade urbana realizou na tarde da segunda-feira (14) a primeira reunião para nortear os trabalhos.

Ficou decidido que o Presidente será o Vereador Geraldo Luis de Andrade (Geraldão-PTB); o Vice-Presidente, o Vereador Geraldo Deusdedit (PSDC); e o Relator, o Vereador Edenilson José Oliveira (PMDB).

Inicialmente, o Vereador Geraldão pontuou sobre a questão da mobilidade e acessibilidade em Viçosa e afirmou a pretensão de estabelecer o Plano de Mobilidade Urbana até 2015.

Geraldo Deusdedit sugeriu que a Frente Parlamentar entre em contato com os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Viçosa, para pedirem um levantamento da questão em tese e um mapeamento de onde existem as maiores dificuldades de acessos.

O Vereador Edenilson afirmou que seria interessante ressaltar esta questão com a Associação Comercial, “pois existem vários comércios e lojas de Viçosa que ainda não adaptaram recursos para livre acesso dos deficientes”.

Geraldão completou: “seria interessante também expormos sobre o assunto em escolas, e até mesmo no calçadão, onde podemos realizar a Semana Municipal de Acessibilidade e Mobilidade, em que acontecerão palestras e pessoas com deficiências poderão expor os problemas que enfrentam no dia a dia”.

Outro ponto discutido pelos Vereadores foi a acessibilidade dos deficientes visuais e auditivos, “cujos mesmos enfrentam problemas em alguns lugares que não possuem profissional da área de libras para facilitar a comunicação destas pessoas”.

Geraldão ressaltou que a Resolução sobre a contratação de intérprete de libras para a Câmara Municipal, deveria ser colocada em prática uma vez que a demanda tem aumentado e afirmou que teria que ser feito um pedido tanto para a Câmara Municipal como para os lojistas instalarem piso tátil para facilitar o acesso aos deficientes visuais. Ele ainda sugeriu que fosse feita uma cartilha sobre acessibilidade e mobilidade com todas as informações precisas para serem distribuídas.

Ficou decidido que em cada reunião seria ouvido uma pessoa ligada a esse movimento, sendo o Promotor de Justiça, o Departamento de Arquitetura e Urbanismo e pessoas com deficiências.

As reuniões da Frente Parlamentar acontecerão todas as segundas-feiras, às 18 horas.