Presidente da Comissão de Educação participa de assembleia com professores

por vca — publicado 08/04/2014 12h43, última modificação 11/03/2016 09h08
08/04/2014

Na tarde da segunda-feira (07), o Presidente da Comissão de Educação da Casa, Vereador Idelmino Ronivon (PC do B) participou da assembleia promovida pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Viçosa (Sind-UTE) com os professores da rede municipal para tratar do reajuste salarial.

Inicialmente, o Presidente do Sind-UTE, Paulo Gustavo Grossi pontuou: “Esta assembleia é importante para definirmos a nossa posição frente ao Executivo. Convidei o Presidente da Comissão de Educação da Câmara para expor um panorama da educação do município”.

O Vereador Idelmino expôs os gastos com o transporte escolar e as obras na área da educação. “Sugiro que os professores reivindiquem o reajuste que têm direito de 8,32% acompanhando o piso salarial. Se o Executivo não está conseguindo cumprir com o compromisso com o servidor, demonstra uma má gestão do dinheiro público com gastos exorbitantes com transporte escolar, ingerência em obras, e ainda com os cargos comissionados, sendo esse o dinheiro que deveria estar à disposição para que o reajuste fosse dado ao servidor”, salientou.

Paulo fez coro ao Vereador e ressaltou que há no município a falta de gerenciamento para conduzir o básico, “licitação de merenda escolar e materiais que ainda não foi realizada, a não prestação de contas e também a falta de uma cadeia de comando dentro da educação, o que reflete de maneira direta no plano de carreira”.

Ficou acordado, de forma unânime, entre os professores presentes na assembleia uma conversa com o Sindicato dos Funcionários da Prefeitura de Viçosa (Sinfup), no sentido de unificar a reivindicação salarial, sendo que a proposta do Executivo é de 4,5%, estando abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) que foi de 5,56% e também abaixo do reajuste do salário mínimo de 6,62%. O reajuste para os professores está muito inferior de acordo com o piso salarial que seria de 8,32%. Foi ainda pontuado que podem ocorrer paralisações sistemáticas ao longo dessa negociação conjunta (Sind-Ute e Sinfup) com o Executivo.