Reajuste salarial dos servidores da Prefeitura é debatido pelos Vereadores

por vca — publicado 02/04/2014 14h52, última modificação 11/03/2016 09h08
02/04/2014

Na reunião ordinária da terça-feira (01), os Vereadores se pronunciaram a respeito do reajuste salarial dos servidores da Prefeitura, que ainda não foi encaminhado à Casa Legislativa para ser discutido.

O Vereador Geraldo Luis Andrade (Geraldão) (PTB) ressaltou que o reajuste salarial trata de uma motivação para os servidores. “Os serviços prestados podem estar aquém por causa dessa falta de valorização dos servidores, tanto o reajuste e quanto oferecimento de capacitação. Desde novembro do ano passado tivemos um indicativo que haveria uma reformulação na máquina pública, que já está inchada e não se viu nada até agora. O único caminho sensato é cortar os custos com mão de obra em excesso, entendemos que existem cargos comissionados que tem extrema importância na sua função, mas outros estão deixando a desejar. É necessário que ocorra uma racionalização de quem realmente está cumprindo seus afazeres, para que aconteça corte de cargos comissionados.”

O Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Casa, Marcos Nunes (PT) salientou que há uma irresponsabilidade nos gastos públicos do município. “O possível reajuste de 4,5% faz com que a folha de pagamento chegue ao limite prudencial previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, que caso ultrapasse pode fazer o Executivo parar de receber recursos do Governo Federal. Precisamos deixar as brigas políticas de lado e sentar com o Executivo para resolver essas questões. Os servidores estão desmotivados com o trabalho e a cidade não tem funcionado.”

Sávio José (PT) pontuou: “Se chegar o projeto de reajuste de 4,5%, nós não estaremos votando o reajuste, nós estaremos votando uma perca salarial, visto que a inflação foi de 5,68%, os servidores estão perdendo 1% do salário. Quando eles forem comprar arroz, feijão, gasolina tudo aumentou, mas o salário não acompanhou a inflação. A Prefeitura precisa cortar gastos com pessoal para não ultrapassar o limite prudencial, e a forma de se fazer isso é ter um critério para cortar cargos comissionados”.

O Vereador Alexandre Silveira (Xandinho do Amoras) (PSD) sugeriu que seja encaminhada a Câmara uma reforma administrativa. “Estamos em meados de abril, e até então não chegou para discussão o reajuste dos salários dos servidores, sacrificando assim os servidores e sua família. Além disso, o valor não está condizente com a inflação. Sugiro que seja encaminhado a essa Casa uma reforma administrativa, para que alguns cargos comissionados possam ser revistos.”