Mestranda apresenta pesquisa de opinião que aponta os principais problemas do Município

por vca — publicado 25/06/2014 11h36, última modificação 11/03/2016 09h08
25/06/2014

Na reunião ordinária da terça-feira (24), a mestranda em administração pública da Universidade Federal de Viçosa, Juliana Fialho fez uso da tribuna livre para apresentar o resultado de uma pesquisa de opinião realizada com intuito de identificar a percepção da população sobre os principais problemas do Município.

Juliana pontuou que o estudo foi supervisionado pelo Professor Edson Arlindo Silva no decorrer das aulas da disciplina Fundamentos da Administração Pública. “Realizamos a pesquisa entre os dias 13 a 18 de junho. Foram entrevistados, aleatoriamente, 100 moradores pertencentes a 26 bairros da cidade. As entrevistas ocorreram em diversos pontos da cidade, como, a Feira Livre, Calçadão, Pontos de Ônibus e na UFV”, explicou.

Segundo ela, além do objetivo principal a pesquisa também visa “apresentar proposições de sugestões aos gestores públicos, bem como, indicar ações que estariam dispostas a fazer para solucionar tais problemas apontados”.

Em seguida, a mestranda apresentou o resultado da pesquisa. “Com relação aos problemas percebidos pela população, 30% apontaram a saúde, destacando a ausência de profissionais, estrutura dos postos de atendimento e falta de medicamentos; 23,8% assinalaram a segurança, enfatizando a violência e a criminalidade; 20% mencionaram a infraestrutura urbana no que diz respeito à limpeza, asfaltamento, saneamento e calçamento; e, 13,9% estavam insatisfeitos com a mobilidade urbana, enfatizando aspectos relacionados ao trânsito e transporte público. Os demais problemas apontados – educação, desemprego e ineficiência da administração municipal – somaram 12,3%.”

Juliana salientou que ao indagar os entrevistados sobre a proposta de sugestão aos dirigentes municipais, eles recomendaram ao Prefeito maior investimento na resolução dos problemas mencionados, bem como a contratação de mais profissionais e a promoção da abertura e diálogo entre a sociedade civil e o poder público. Aos vereadores, adicionam-se as recomendações de apoiar e fiscalizar o Executivo local, além da elaboração de projetos nas áreas criticadas.

“Notamos também a motivação dos entrevistados em participar de audiências públicas, assembleias, associações de bairros e a prática de ações voluntárias em prol da sociedade”, ressaltou.

“As impressões gerais desta pesquisa apontam que as necessidades são latentes e percebíveis. O cidadão reconhece a responsabilidade dos dirigentes municipais, mas não se vê como protagonista na resolução dos problemas por eles indicados. Pesquisas dessa natureza demonstram a importância de consultar a população para saber seus anseios e carências na tentativa de envolvê-los com a Administração Pública. Ressalta-se que a reflexão gerada no cidadão abre possibilidades para que possam reclamar seus direitos e repensar seus deveres”, finalizou a mestranda com o texto de conclusão da pesquisa.

Os Vereadores parabenizaram a iniciativa do professor e dos estudantes. O Vereador Idelmino Ronivon (PC do B) agradeceu a exposição da pesquisa. “Este trabalho é importante para nortear as demandas dessa Casa e auxiliar no trabalho Legislativo. A UFV deve fazer mais trabalhos de extensão como esse que vem de anseio com o Legislativo e com a população”, afirmou.

O Vereador Sávio José (PT) destacou que para a melhoria dos problemas apresentados a primeira medida deveria ser a abertura de diálogo por parte do Executivo com a sociedade.