Presidente da Comissão de Obras apresenta relatório de visita técnica

por CamaraMunicipal — publicado 11/06/2014 15h53, última modificação 11/03/2016 09h08
11/06/2014

Na reunião ordinária da terça-feira (10), o Presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Casa, Vereador Helder Evangelista (PHS) apresentou o relatório das vistorias técnicas realizadas na ponte da Barrinha e na Avenida do Contorno, no bairro Amoras.

Helder relatou que a visita teve como objetivo verificar o estado de conservação da estrutura da Ponte da Barrinha, uma vez que recentemente o tráfego sobre a mesma aumentou consideravelmente devido à interdição de um trecho da MG- 262.

Ele expôs as fotos do local e pontuou: “nós verificamos que os beirais das laterais da ponte estão em estado de degradação com danos ao concreto de cobrimento e ampla quantidade de armadura exposta que apresenta elevado grau de corrosão. Um agravante para a situação é que sobre um dos beirais em degradação passa um trilho de roda da pista de rolamento, o que torna o beiral em questão um elemento de grande responsabilidade, uma vez que as solicitações no mesmo são elevadas”.

O Presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos ressaltou que as patologias identificadas nas cabeceiras da ponte é o que despertou maior preocupação. “Constatamos a presença de grandes trincas na região da ligação do tabuleiro com a estrutura da cabeceira, o que pode ser um indício de movimentação das mesmas.”

Com relação à ponte da Barrinha, o Vereador finalizou: “Da análise do conjunto de patologias identificadas aliadas à idade da estrutura (mais de 30 anos) e às desconhecidas condições de projeto considerada na época de elaboração e da qualidade da execução da obra, concluímos que a ponte em questão se enquadra em uma situação de péssimo estado de conservação que compromete a segurança tanto da estrutura como do usuário que transita pela mesma”.

funcionarios

Já a vistoria na Avenida do Contorno, por meio da apresentação de fotos, Helder mostrou que alguns problemas já foram solucionados, no entanto alguns pontos necessitam de captação de água e construção de passeio, além disso, ele mostrou que o guarda corpo de um muro com cerca de 6 metros de altura a base não foi feita centralizado no pé do guarda corpo, e sim com montinhos de concreto, “se um indivíduo esbarrar de forma brusca pode derrubar a grade e ocorrer um acidente”, afirmou o Vereador.

amoras

As visitas técnicas foram acompanhadas do membro da comissão, Vereador João Januário Ladeira (PR), do Assessor de Relações Institucionais da Casa, Wagner Rosado e do Estagiário de engenharia civil, Gabriel Almeida.

Indicações

Os Vereadores Helder Evangelista e João Januário solicitaram ao Prefeito, por meio da indicação de n° 181/2014, que interceda junto a Secretaria Municipal de Obras para que proceda a análise técnica da ponte que dá acesso a Barrinha, uma vez que foram detectadas rachaduras, deterioração das vigas, exposição das armaduras que também estão em processo de corrosão e alguns agravantes no beirais.

Audiência Pública

O Vereador Lidson Lehner (PR) falou a respeito das obras realizada pelo Executivo e solicitou por meio do requerimento de n° 040/2014, que seja realizada Audiência Pública, no dia 02 de julho, às 19 horas, para discutir sobre os problemas das pontes nos bairros Nova era, São José, Vale do Sol e Cidade Nova.

lidsonbrasil