Parlamento Jovem define propostas para etapa estadual

por vca — publicado 05/08/2014 19h54, última modificação 11/03/2016 09h08
05/08/2014

Com discussões voltadas para o tema central “Envelhecimento e qualidade de vida”, os participantes do Projeto Parlamento Jovem Viçosa 2014, das Escolas Estaduais Dr. Raimundo Alves Torres (Esedrat), José Lourenço de Freitas e Effie Rolfs; e do Colégio de Aplicação da UFV (Coluni) se reuniram na segunda-feira (04) e na terça-feira (05) para a realização da plenária municipal.

Na segunda-feira, os alunos participaram dos grupos de trabalho no Centro de Ensino e Extensão (CEE) da UFV, para discutirem e elaborarem propostas que foram votadas na plenária municipal. Os grupos se dividiram em três subtemas: direito ao envelhecimento e qualidade de vida; convivência intergeracional; e protagonismo social e político.

Na plenária, que aconteceu nesta terça-feira na Câmara, a professora do Departamento de Ciências Sociais, Daniela Alves, representante do Coordenador do Projeto pela UFV, Professor Diogo Tourino ressaltou a importância do trabalho em parceria com a Casa Legislativa e também do projeto para os jovens. “A Câmara vem demonstrando uma virtude notável: abrir as suas portas para a sociedade, divulgando o trabalho do legislativo e aproximando os representantes eleitos do cidadão. O Parlamento Jovem constitui uma dessas iniciativas, particularmente ocupada da formação cidadã e do envolvimento dos jovens com as questões presentes na agenda pública da sociedade brasileira.”

E completou: “Em 2014, o tema é ‘envelhecimento e qualidade de vida’. Por mais distante que pareça da realidade dos jovens, nada mais oportuno para pautar a vida na cidade e os desafios do convívio comunitário, para além da esfera meramente individualista. Devemos nos preocupar com o envelhecimento e a qualidade de vida, porque devemos nos preocupar com a vida em sociedade, com a vida na cidade, com a dimensão do interesse coletivo que não pode ser aprisionada pelo interesse egoísta”.

O Presidente da Casa, Luis Eduardo Salgado (PDT) salientou que gostaria que os participantes fizessem um trabalho diferente. “Sugiro que vocês se organizem para realizar visitas agendadas sob a coordenação dos monitores ao Lar dos Velhinhos. Ontem recebi uma denúncia com relação ao problema de fornecimento de medicamentos por parte do Executivo à entidade. Solicito que os integrantes do projeto apresentem um relatório sobre a situação encontrada.”

A Reitora da UFV, Nilda de Fátima Soares; a Chefe do Departamento de Ciências Sociais da UFV, Nádia Dutra; a Vice-Presidente da Casa, Vereadora Marilange Pinto Coelho (PV) e o representante dos estudantes do Parlamento, Mateus Garcia também compuseram a mesa inicial.

Parlamento Jovem define propostas para etapa estadual  (2)

Em seguida, os relatores e coordenadores dos Grupos de Trabalho, e o monitor, Presidente da Plenária Municipal, Roney Marques assumiram os trabalhos, em que foram lidas e colocadas em discussão as propostas, para realização da votação.

Propostas

Das propostas em pauta foram priorizadas três, que serão encaminhadas a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para serem discutidas durante a Plenária Estadual, que acontece em Belo Horizonte no mês de novembro. Sendo elas: criar e divulgar, a nível municipal, o Disque Denúncia do Idoso, criando um canal de denúncias de casos de violência e maus-tratos contra o idoso; promover feiras, a nível municipal, com atividades voltadas para prestação de serviços tais como: de saúde e workshops. Além disso, incentivar a troca de saberes, com oficinas e apresentações artísticas de jovens, adultos e idosos, mostrando suas habilidades e talentos; e reativação do Conselho Municipal do Idoso, garantindo a ele, por meio da Prefeitura Municipal de Viçosa, espaço físico para realização das atividades/reuniões, além de toda a estrutura necessária para seu pleno funcionamento.

Foram aprovadas nove propostas relacionadas aos subtemas direito ao envelhecimento e qualidade de vida; convivência intergeracional; e protagonismo social e político, que serão entregues aos Vereadores do município para que estudem uma forma de implantação.

Além dos já citados, participaram também da Plenária, os Vereadores Marcos Nunes (PT), Geraldo Luís Andrade (Geraldão-PTB) e Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília-PPS); a Professora do COLUNI, Alessandra Tostes e o Professor do Effie Rolfs, Paulo Grossi; e os monitores do Parlamento Jovem, Adely Castro, Elenice Christina, Maíra Costa, Mauro Pena, Pollyana Fernandes e Roney Marques.