Ações preventivas de combate à dengue no município são discutidas em Audiência Pública

por vca — publicado 22/09/2014 18h27, última modificação 11/03/2016 09h08
22/09/2014

Com o objetivo de discutir questões relacionadas à dengue no município, a Câmara realizou Audiência Pública na última quinta-feira (18). A iniciativa foi do Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Vereador Sérgio Norfino (PSDB), por meio do requerimento de n° 050/2014.

Sérgio salientou que é necessário estabelecer estratégias com intuito de prevenir a ocorrência do surto de dengue no período de chuvas, “é de fundamental importância a conscientização da população e a mobilização do poder público para o combate ao vetor”.

A Secretária de Saúde, Ildamara Gandra pontuou que a dengue é uma doença “que os responsáveis pela saúde pública não pode combater sozinha, é preciso o apoio da população e planejar ações preventivas”.

A UFV criou uma comissão para realizar ações voltadas a dengue no campus, o membro Professor do Departamento de Nutrição, Renato Pereira destacou os trabalhos feitos pela UFV com reflexo no município. “Estamos trabalhando com a questão educativa com os nossos alunos, no sentido de perceberem e compreenderem a importância de que simples atos que contribuem com a limpeza do nosso ambiente têm reflexos positivos a Viçosa. Em parceria com o município temos desenvolvido panfletagens, realizado campanhas e agora estamos pensando uma forma de intensificar essas ações educativas para além da UFV.”

O Coordenador do Controle de Endemias, Marcos Aquino apresentou a doença e dados relativos ao índice de casos em Viçosa. Ele fez coro aos demais e reforçou a importância “de somar a força da população, órgãos públicos e privados voltados a um objetivo. Se conseguirmos coordenar as ações iremos superar o problema no município de forma permanente”.

De acordo com Marcos, a fragilidade do Novaluron (larvicida); o volume de obras com situação de risco; a displicência da população e a alteração global do clima e temperatura são um dos indicativos de risco de surtos e epidemias da dengue.

Ele ainda propôs encaminhamentos: legislação mais eficiente e eficaz, no sentido de multa educativa, pena alternativa, cobrança judicial; fiscalização efetiva; massificação e reorientação das ações educativas nas escolas e na mídia; execução administrativa sobre lotes vagos (especifico sobre dengue) e ampliar e otimizar a coleta seletiva domiciliar.

Durante a participação popular foram feitas algumas sugestões como a realização de um mutirão de limpeza mais intenso, a elaboração de projeto de urbanidade para o município e o acréscimo de uma disciplina especifica nas escolas sobre dengue e outras doenças. Foi pedido também o apoio dos Vereadores para assegurar o aumento do salário dos agentes de endemias.

Encaminhamentos

Os principais encaminhamentos da Audiência foram a criação de um Conselho local de saúde; informar sobre recursos direcionados para ações contra a dengue, a fim de utilizá-los; criação de um Comitê de Enfrentamento; trabalhar pontos educativos; ampliar projeto de reciclagem e combate à dengue já existente na Escola da Barrinha para as demais escolas do município; e definição de membros para participar da elaboração de um projeto de lei específico ao combate da doença.

Além dos já citados, também participaram da Audiência os Vereadores Geraldo Luís Andrade (Geraldão-PTB) e Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília-PPS); o Diretor Administrativo do HSJB e Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sérgio Pinheiro; o membro da Comissão da UFV, Adilson Lauriano Souza; a Médica Veterinária da FUNASA, Karen Cristina Gonçalves; e o Chefe do Setor de Qualidade e Tratamento do SAAE, Henrique Freitas.