Instalação do mineroduto da Ferrous é tema de reunião

por vca — publicado 17/09/2014 10h13, última modificação 11/03/2016 09h08
17/09/2014

A Comissão Parlamentar de enfrentamento a construção do mineroduto da Ferrous se reuniu com os membros da Campanha pelas Águas, Luiz Paulo Guimarães e Juliana Deprá para discutir a instalação do mineroduto e suas consequências para o município, na última segunda-feira (15).

Inicialmente foi apresentado aos Vereadores Alexandre Valente (PSD), Idelmino Ronivon (PC do B) e Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília-PPS), o que é o mineroduto e as principais consequências que pode trazer para o abastecimento de água atual e futuro de Viçosa.

Os membros da Campanha pelas Águas destacaram que o problema de água no município já está calamitoso, “imaginem se a Ferrous instalar um mineroduto nas cabeceiras do manancial que abastece Viçosa?”.

Eles mostraram fotografias dos locais em que irão passar as tubulações do mineroduto, que começa na cidade de Congonhas-MG com extensão até Presidente Kennedy-ES, cortando 22 municípios. Também foram exibidas as propriedades que já foram marcadas pela Ferrous, sendo próximo de nascentes e de rios pequenos situados nas propriedades.

Luiz Paulo e Juliana ainda entregaram aos Vereadores cópia de toda documentação referente ao processo de instalação do mineroduto.

Após a explanação, os membros da Comissão Parlamentar de enfrentamento a construção do mineroduto da Ferrous fizeram questionamentos e sugestões.

O Vereador Paulinho Brasília pontuou que seria importante convidar as cidades vizinhas que serão atingidas a participarem de uma reunião na Câmara para saber mais sobre o problema e expor opiniões, caso haja instalações futuras em nossa região.

O Vereador Idelmino Ronivon sugeriu que seja solicitado a Prefeitura a cópia do documento da autorização para licença ambiental requerida pela Ferrous com o objetivo de analisarem e iniciarem o enfrentamento incisivo ao mineroduto e que o Prefeito também seja convidado a participar de uma reunião a fim de mostrar seu posicionamento sobre a instalação do mineroduto. A solicitação foi feita por meio da indicação de n° 257/2014, assinada pelos membros da Comissão, além dos já citados, fazem parte também os Vereadores Carlitos Alves (PDT) e Lidson Lehner (PR).

Na reunião ordinária da terça-feira (16), foi aprovada a moção de repúdio de n° 007/2014 contra a passagem do mineroduto da Empresa Ferrous Resources, dando conhecimento ao IBAMA e ao Ministério Público, todos os Vereadores assinaram.