Projeto que impede a exposição de sal na mesa dos estabelecimentos é aprovado em primeira votação

por vca — publicado 17/09/2014 11h29, última modificação 11/03/2016 09h08
17/09/2014

O projeto de lei de n° 052/2014, de autoria do Vereador Sávio José (PT), que dispõe sobre a proibição da exposição de recipientes que contenham cloreto de sódio (sal de cozinha) e demais condimentos nas mesas dos estabelecimentos que comercializam alimentos em Viçosa, foi aprovado em primeira votação, por unanimidade, na reunião ordinária da terça-feira (16).

O Vereador Sávio explicou que o projeto não tem a intenção de proibir o uso do sal, e sim um caráter de saúde pública com a intenção de desaconselhar o uso excessivo do sal. “Este projeto não foi uma ideia minha, já é lei em São Paulo, Joinville e no Uruguai. Acredito ser uma boa proposição, pois tem o objetivo de inibir que os estabelecimentos deixem o sal de cozinha na mesa do cliente, dessa forma tem a perspectiva de que se você não está em contato direto com o sal, você irá utilizar menos.”

“Hoje uma das doenças mais comum é a hipertensão e o uso excessivo de sal tende a acarretá-la. Para combater o abuso de sal deve se investir na conscientização de que reduzir o uso de saleiros faz bem à saúde e que proporciona o bem estar do indivíduo”, ressaltou Sávio.

Ele pontuou que caso o cliente queira usar o sal, mediante solicitação ao garçom ele será disponibilizado.

O Vereador Sérgio Norfino (PSDB) parabenizou o colega pela iniciativa e destacou: “A argumentação é exatamente essa, o projeto tem um caráter educativo e de grande alcance social, pois o uso excessivo de sal remete a várias doenças, como hipertensão, renal, cardiopata”.

Os Vereadores Edenilson Oliveira (PMDB) e Geraldo Deusdedit (PSDC) fizeram a emenda aditiva de n° 001 ao projeto de lei, incluindo nas proibições recipientes que contenham açúcar ou outros condimentos e temperos compostos. Segundo Edenilson, há um entendimento de que esses produtos quando usados em excesso também prejudicam a saúde.

A emenda ao projeto de n° 052 também foi aprovada por unanimidade pelos Vereadores.