Vice-Prefeito presta esclarecimentos sobre a sua atuação na administração

por vca — publicado 17/09/2014 13h35, última modificação 11/03/2016 09h08
17/09/2014

O Vice-Prefeito Ângelo Chequer (PSDB) compareceu à reunião ordinária da terça-feira (16) para prestar esclarecimentos sobre a sua atuação e responder a alguns questionamentos de Vereadores. O convite foi feito por meio de requerimento, de autoria do Vereador Carlitos Alves (PDT).

Inicialmente Ângelo comentou sobre seu mandato como Vereador, “como legislador fiz diversos enfrentamentos e sempre fui empenhado em fiscalizar os atos do Executivo. Tenho plena consciência de dever cumprido”.

Em seguida, ele ressaltou que contribuiu para a vitória nas eleições do atual prefeito Celito Sari. “Logo após as eleições é muito natural que os vitoriosos que participaram de todo pleito participem da administração, mas em momento algum fui chamado para a composição do secretariado e da administração.”

O Vice-Prefeito esclareceu os motivos da sua falta de participação na administração do município. “Eu não possuo autonomia administrativa e nem voz ativa na Prefeitura na ausência do Prefeito”.

Ângelo fez críticas ao Executivo e disse que a Prefeitura “é um verdadeiro balcão de negócios”. Ele ressaltou que existem bons secretários e servidores na atual administração, contudo afirmou estar decepcionado “por ter se colocado a disposição desta administração e de apoiar este governo a vencer as eleições”.

Com relação ao seu subsídio como Vice-Prefeito, Ângelo pontuou estar com a consciência tranquila, “legados de Toninho Chequer é assim gente, tem prestígio, mas tem demanda, doação. Eu fico com a consciência tranquila, me sinto constrangido de falar para onde e para quais entidades faço minhas doações. Eu não preciso falar disso, mas estou extremamente tranquilo com relação ao que ganho todo final de mês da Prefeitura”.

Ele declarou ainda estar se afastando da política por um tempo e que não pretende ser candidato em 2016. “Pretendendo sim, apoiar um nome correto, pessoa séria para ser Prefeito da cidade”.

Os Vereadores fizeram questionamentos. O Vereador Alexandre Valente (PSD) que foi citado durante o pronunciamento falou: “Lamentavelmente tivemos que passar por um pedido de impeachment para o senhor vir a esta Casa, gostaria que o senhor tivesse vindo antes e falasse de fato o que estava acontecendo. Você foi um excelente Vereador e por isso esperava muito de você como Vice-Prefeito, no entanto você não assumiu o papel como tal, gostaria que essa explicação tivesse nos sido dada há mais tempo. Esta administração pecou e tem pecado e acho que se você estivesse presente com a sua experiência como Vereador a situação não estaria desse jeito. Que o senhor vá até a administração e avoque sua responsabilidade como Vice-Prefeito da cidade”.

Ângelo respondeu que está disposto a trabalhar, “mas sem um apoio, sem uma logística de trabalho não é possível. Será que querem mesmo a minha participação nesta administração? Às vezes penso que seria um empecilho para a administração”.

O Vereador Helder Evangelista (Cherinho-PHS) que também foi mencionado pelo Vice-Prefeito salientou: “Concordo com muita coisa dita ao seu respeito, você foi um ótimo Vereador, fiscalizador e apoiador social, porém também concordo quando dizem que você sumiu e abandonou a cidade”. O Vereador comentou a respeito da votação do empréstimo de 35 milhões e afirmou que foi “feita uma reunião com alguns Vereadores da base e você nos orientou a votar favorável a aprovação do empréstimo”. Helder alegou que depois disso Ângelo Chequer não voltou para conversar a respeito deste assunto e nem de outros.

Ângelo rebateu: “Estive em reunião, mas percebi que mais uma vez eu estava sendo usado, contudo eu acredito que se o processo tivesse ocorrido com mais transparência os 35 milhões seria aprovado e favorável ao desenvolvimento da cidade. A questão que eu tratei com os Vereadores da base foi algo político”.

O Vereador Sávio José (PT) solicitou a vinda do Prefeito Celito Sari a Câmara para esclarecer o “porquê de não ter o Vice-Prefeito eleito em sua chapa ao seu lado para exercer o trabalho”. Ele destacou: “Acredito que a vinda do Ângelo coloca a seguinte situação em cheque, quanto mais gente apta a ajudar a chance de alguma coisa dar certa é maior. Você como político experiente estava apto e disposto a contribuir com o município, e isso infelizmente não aconteceu. Presenciei uma reunião com o Prefeito, Vice e Secretário de Governo (à época) com todos os Vereadores e eu perguntei ao Prefeito qual seria o seu espaço e ele disse que teria todo o espaço dentro da Prefeitura. Então eu gostaria que o Chefe do Executivo fosse convidado para nos dizer sobre o fato aqui narrado, afinal ele não foi eleito sozinho”.