Delegadas do PJ entregam documento com propostas

por vca — publicado 17/10/2014 20h45, última modificação 11/03/2016 09h08
17/10/2014

As estudantes Tatyelle Lopes, Abilene de Sá, Gabriela Ferreira e Isabella Moreira que irão representar o Parlamento Jovem Viçosa 2014, como delegadas, na Plenária Estadual, entregaram o documento com as propostas que irão defender na Assembleia Legislativa de Minas (ALMG) aos Vereadores e apresentaram o relatório da visita ao Lar dos Velhinhos, na reunião ordinária da Câmara, na última terça-feira (14).

No documento final constam as propostas elaboradas pelos estudantes participantes do Projeto em Viçosa, na Plenária Municipal, com o tema central “Envelhecimento e Qualidade de Vida”.

A Vice-Presidente da Casa, Marilange Pinto Coelho (PV) salientou a importância dos jovens em discutir políticas públicas com esse foco. “É um prazer saber que Viçosa será representada por quatro adolescentes que farão a diferença nas discussões na ALMG. É extremamente valiosa esta preocupação do jovem com o idoso e a qualidade de vida dos mesmos. Desejo muito sucesso no trabalho de cada uma.”

O Monitor do PJ, estudante de Ciências Sociais da UFV, Roney Marques pontuou que foi repassada uma demanda pelo Presidente da Casa, Luis Eduardo Salgado (PDT) aos participantes do projeto. “Foi nos pedido que verificássemos as condições e as demandas do Lar dos Velhinhos. Já que o tema deste ano é o Envelhecimento e a Qualidade de vida, nada mais justo que possamos nos deparar com a realidade desta entidade que realiza um importante trabalho na vida do idoso de Viçosa”.

A delegada Isabella Moreira apresentou o relatório da visita ao Lar dos Velhinhos, que foi realizada no dia 10 de outubro, pelos estudantes das escolas participantes do PJ 2014. “A casa comporta ao todo 34 idosos, para conseguir uma vaga é necessário ter mais de 60 anos e possuir autonomia, por exemplo, o idoso não pode ser cego ou acamado, pois falta infraestrutura para acomodá-los. Além disso, é traçado o perfil econômico do mesmo, visto que precisa ser comprovada carência econômica. A família não auxilia financeiramente, alguns são abandonados”, explicou Isabella.

Foi relatado que as universidades do município trabalham em parceria com o Lar, oferecendo atividades físicas e de lazer aos idosos.

Segundo o relatório da visita, os recursos materiais são conseguidos por meio de doações e campanhas. “De acordo com a Diretora, a falta de remédios é o maior problema, pois eles vivem do pouco recurso que conseguem”, afirmou a estudante.

Isabella comentou que ao todo são 22 funcionários e que segundo a direção é um número inferior ao exigido pela ANVISA, que deveria ter um funcionário para cada idoso. “O trabalho voluntário é permitido, porém apenas na parte lúdica, em outros espaços é necessária à formação para estar atuando na área específica”, esclareceu.

Para finalizar, os estudantes constataram que os quartos possuem uma boa infraestrutura, tendo os idosos à assistência necessária.

O Coordenador do PJ pela UFV, Professor Diogo Tourino também esteve presente na apresentação. As delegadas são: Isabella Moreira, Gabriela Ferreira, Abilene de Sá e Tatyelle Lopes, conforme na foto (esquerda para direita).

pj documento final

A Plenária Estadual acontece na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, no dia 31 de outubro. Na ocasião, estudantes do ensino médio de 27 municípios do Estado de Minas Gerais discutirão e votarão propostas para o poder público relativas ao tema "Envelhecimento e qualidade de vida".