Educação urbana é pauta de visita à Câmara

por vca — publicado 25/11/2014 10h44, última modificação 11/03/2016 09h08
25/11/2014

O Presidente da Câmara, Luis Eduardo Salgado (PDT) recebeu a visita dos alunos do quarto ano da Escola Estadual Coronel Antônio da Silva Bernardes (CASB), na tarde da segunda-feira (24), com intuito de apresentar o Legislativo Municipal, explicar seu funcionamento e retratar situações do município.

A visita faz parte de umas das atividades do Projeto Educação Urbana, desenvolvido pelos Departamentos de Arquitetura e Urbanismo e de Educação da Universidade Federal de Viçosa. O projeto tem como objetivo despertar em estudantes de séries iniciais do ensino fundamental de escolas públicas o interesse pelas questões urbanas, preparando alunos-cidadãos para conhecerem e conviverem no espaço público.

A Professora de Educação Urbana do Projeto, Camila Lima Murta pontuou que a finalidade da disciplina é de introduzir as crianças ao ambiente da sua cidade, para perceberem o quão importante são os locais onde moram, estudam e se divertem. “Ao arremeter às questões urbanas, buscamos que essas crianças aprendam o indispensável, sobre cidadania, e os direitos e deveres do cidadão, para que então possam mudar o seu entorno, fazendo do seu meio um lugar melhor para se viver.”

Durante a visita, os estudantes fizeram perguntas e entregaram cartas ao Vereador com as demandas e as necessidades recorrentes visualizadas nos bairros. Nas cartas tinham pedidos de melhorias na educação, água, horários de transporte público, saúde, pavimentação de ruas, políticas a respeito da quantidade de animais soltos nas vias, coleta de lixo, iluminação pública e segurança.

Luis Eduardo ressaltou a relevância do aprendizado das questões urbanas pelas crianças, “visto que eles serão o futuro da nossa cidade”.