Estudantes participam da etapa Estadual do Parlamento Jovem

por vca — publicado 04/11/2014 11h41, última modificação 11/03/2016 09h08
04/11/2014

Iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais, a 11ª edição do Parlamento Jovem de Minas chegou ao seu final na última sexta-feira (31), com a realização da plenária estadual do projeto, no Plenário da ALMG. Estudantes de 27 escolas do Estado aprovaram 15 propostas voltadas ao tema “Envelhecimento e qualidade de vida”.

O documento final com as sugestões dos jovens foi entregue ao presidente da Comissão de Participação Popular, deputado André Quintão (PT), que fará os encaminhamentos necessários.

A proposta de trabalho desta edição foi subdividida em três subtemas: “Direito ao envelhecimento com qualidade de vida”; “Promoção da convivência intergeracional”; e “Protagonismo social e político”. Durante as etapas municipal e regional, realizadas anteriormente, os estudantes selecionaram 56 sugestões. A partir dessas sugestões, grupos de trabalho priorizaram 12 propostas, que formaram o documento-base analisado na plenária estadual. Duas delas foram suprimidas e cinco novas acrescentadas, por votação dos participantes.

Entre as propostas aprovadas estão à implantação gradual de alas geriátricas nos hospitais públicos e conveniados; a criação da Secretaria Estadual do Idoso; a capacitação de professores para trabalharem de forma transversal o tema envelhecimento; e a isenção ou dedução de impostos de empresas que empreguem determinada porcentagem de idosos.

Também compõem o documento final votado pelos estudantes ações como a criação do Centro de Apoio e Valorização do Idoso (Cavi), de uma caravana voltada à terceira idade, por parte da ALMG, que teria como objetivo oferecer informações de utilidade pública para os idosos, e de projetos em parceria com as câmaras municipais que visem à participação dos idosos como protagonistas na formulação de políticas públicas relacionadas a esse segmento.

As delegadas Tatyelle Lopes, Abilene de Sá, Gabriela Ferreira e Isabella Moreira representaram Viçosa na Plenária, além delas estiveram presentes os monitores da UFV e estudantes participantes do PJ 2014.

A delegada Gabriela Ferreira destacou que o Parlamento Jovem foi uma experiência única e rica para a sua vida. “Esse projeto despertou em mim ainda mais o gosto pela política, por pensar na sociedade e querer solucionar determinados problemas. Nesse ano, devido ao tema "Envelhecimento e qualidade de vida", pude pensar nos idosos, enquanto cidadãos e agentes da sociedade, além do fato de que envelheceremos algum dia. Enfim, gostaria de pedir desculpas pelo o que não fiz e agradecer a todos por ter feito o Parlamento Jovem inesquecível pra mim.”

PJ 2014

Cidades participantes – Participaram do Parlamento Jovem de Minas 2014 os municípios de Belo Horizonte, Betim, Contagem, João Monlevade, Itabira, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Monte Sião, Carvalhópolis, Santa Rita de Caldas, Uberaba, Conceição das Alagoas, Iturama, Uberlândia, Juiz de Fora, Leopoldina, Matias Barbosa, Santos Dumont, Capelinha, Carandaí, Espera Feliz, Montes Claros, Nova Serrana, Ouro Preto, São Sebastião do Paraíso, Visconde do Rio Branco e Viçosa.

Fonte: Site ALMG