Instalação de torre de telefonia móvel é tema de Audiência Pública

por vca — publicado 20/11/2014 16h57, última modificação 11/03/2016 09h08
20/11/2014

A Câmara realizou Audiência Pública na quarta-feira (19), presidida pelo Vereador Edenilson Oliveira (PMDB), com o objetivo de tratar da possibilidade de instalação de torres de telefonia móvel próximo ao Distrito de Cachoeira de Santa de Cruz (Cachoeirinha).

Os representantes da empresa Ferk Telecom, responsáveis por duas torres já instaladas no município, o engenheiro Joaquim Luís Canto e a arquiteta, Regina Barbosa, juntamente com o Vereador Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília-PPS), a representante do IPLAM, Juliana Sampaio e a representante dos moradores de Cachoeirinha, Luciene Oliveira compuseram a mesa da Audiência.

O Vereador Edenilson Oliveira pontuou a necessidade da instalação de uma torre de telefonia móvel no Distrito e a moradora Luciene Oliveira reforçou a demanda da comunidade, “precisamos de um sistema móvel urgente no município, à falta de comunicação, gera transtornos para a população do Distrito, visto que se o telefone fixo não funciona, com a queda da chave elétrica, parece que estamos isolados, caso precise chamar uma ambulância, contato com familiares e o acesso à internet nós não conseguimos”.

Os representantes da Ferk Telecom explicaram que as estações de Rádio Base (ERB) são as responsáveis pela recepção e transmissão, porém para serem instaladas e ter o seu funcionamento precisam ser regularizadas, por meio da legislação vigente.

A representante do IPLAM, Juliana Sampaio esclareceu que conforme a Lei municipal de n° 1.635/2004 é necessário para a regularização ou licenciamento das antenas a realização de uma Audiência Pública para continuidade do processo, além de parecer ambiental e outros documentos.

O Vereador Paulinho Brasília ressaltou que a comunicação é importante e o clamor é que chega a Cachoeirinha com qualidade, “de forma que atenda aos anseios da população”.

O Vereador Marcos Nunes (PT) questionou o ponto da radiação e também ambiental.

Durante a participação popular, o Professor Roberto Fontes sugeriu que o Legislativo trabalhe a discussão para que seja feita a instalação setorizada e não expansiva, de maneira que possa prejudicar o meio ambiente.

Para prosseguir com as discussões, o Vereador Edenilson agendou uma reunião para a próxima quarta-feira, dia 26, no Distrito de Cachoeirinha, com a empresa Highline Telecomunicações, responsável por avaliar a possível instalação em Cachoeirinha, tendo em vista que a referida não foi representada na Audiência.

Além dos citados, participaram também as Vereadoras Marilange Pinto Coelho (PV), Maura Fontenelle (PSDB) e Maria Heloisa Gomes (PHS).