Plano de Contingência para períodos chuvosos é discutido na Câmara

por vca — publicado 25/11/2014 10h43, última modificação 11/03/2016 09h08
25/11/2014

Na segunda-feira (24), os Vereadores participaram da apresentação do Plano de Contingência elaborado pelo Executivo, em virtude da aproximação do período chuvoso, que teve como finalidade estabelecer funções a serem desenvolvidas pelos diversos órgãos.

O Chefe do Departamento de Defesa Civil, Rodrigo Cardoso pontuou que o plano de ação será executado na ocorrência de altos índices pluviométricos, garantindo a integridade física da população, bem como preservando o patrimônio público e privado.

Ele apresentou um diagnóstico da situação de Viçosa, o relevo e os bairros afetados, com base nos históricos.  Durante o período chuvoso será criado um posto de comando na sede do Departamento de Defesa Civil para atender as ocorrências.

A discussão foi pautada nas atribuições dos entes da Prefeitura, e também da Polícia Militar, Tiro de Guerra, SAAE, Bombeiros, CEMIG e UFV, sendo cada um responsável a agir diante da situação. Como alojamento das pessoas desabrigadas, vistorias nas áreas atingidas pelas chuvas, organização das equipes de remoção dos desabrigados e transporte dos bens materiais, fornecimento de alimentos, isolamento dos locais, intensificar a vigilância em saúde e atendimento às vítimas, apoio operacional, entre outros.

As responsabilidades ficarão a cargo dos Secretários Municipais de Educação, Saúde, Finanças, Governo, Obras e Políticas Sociais; dos Chefes de Departamento de Defesa Civil, Habitação e Urbanismo, Gestão de Projetos, Obras, Transporte, Agricultura e Pecuária, Parques e Jardins, e SETRA; além do apoio do Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, SAAE, CEMIG, Polícia Militar e Diretoria de Logística e Segurança da UFV.

Os Vereadores Marcos Nunes (PT), Helder Evangelista (PHS), Edenilson Oliveira (PMDB), Geraldo Deusdedit (PSDC), Joao Januário (PR), Idelmino Ronivon (PC do B), Marilange Pinto Coelho (PV), Heloisa Gomes (PHS) e Maura Fontenelle (PSDB) participaram das discussões.

Plano de Contingência para períodos chuvosos é discutido na Câmara 2