Vereadora pontua problemas recorrentes nos cemitérios

por vca — publicado 05/11/2014 12h42, última modificação 11/03/2016 09h08
05/11/2014

Na reunião ordinária da terça-feira (04), a Vice-Presidente da Câmara, Vereadora Marilange Pinto Coelho (PV) relatou as reclamações dos frequentadores dos cemitérios, no último domingo (02), Dia de Finados.

Marilange pontuou: “Não estou fazendo nenhuma crítica ao responsável pelos cemitérios, sabemos da falta de mão de obra e de funcionários para cuidar dos cemitérios. Porém, é difícil lidar com a insatisfação das famílias neste dia, reclamam que a placa está apagada e não acham o túmulo, que o oratório está quebrado, além do acúmulo de lixos”.

Ela destacou que quando chegou para visitação ao Cemitério Colina da Saudade, às 7 horas, do domingo, não havia lixos, “no entanto, as pessoas que foram fazendo as visitas deixaram acumular”.

A Vereadora ressaltou: “Em 2009, o Legislativo discutiu de forma latente a lei que regulamenta a questão dos cemitérios. Pedi ao Marcos Arlindo que viesse a Câmara para que discutíssemos, visto que existem algumas situações que já estão determinadas na lei, e outras questões que teremos que ver como lidar”.

“Devemos uma resposta à população, temos que dar satisfação às pessoas que tem seus entes queridos sepultados”, finalizou.

A Vereadora Maura Fontenelle (PSDB) parabenizou a ação da Prefeitura em colocar bebedouro móvel e banheiro químico no dia dos finados. “O cemitério Colina da Saudade foi capinado e tinham dois contêineres do lado de fora no canto, no entanto havia uma quantidade enorme de lixo no portão principal e entre os túmulos, embalagens de flores, papéis e velas, entre outros. Devido ao número de lixos, acho importante que sejam colocadas lixeiras em vários pontos dos cemitérios, além de ser educativo contribuirá para a limpeza”, sugeriu Maura.

O Vereador Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília-PPS) pontuou que os cemitérios de São José do Triunfo e Cachoeirinha não foram contemplados com bebedouros e banheiros químicos, apenas o das áreas centrais. “Já comentei isso com o Prefeito Ângelo Chequer, que reconheceu que esqueceu e que irá programar para o próximo ano.”

O Chefe do Departamento de Urbanismo, Parques e Jardins foi convidado a participar da reunião da Câmara, no dia 11 de novembro, por meio do requerimento de n° 070/2014, de autoria da Vereadora Marilange Pinto Coelho (PV), com o intuito de prestar esclarecimentos acerca dos cemitérios do Município.