Presidente da Câmara anuncia mudanças no Legislativo

por vca — publicado 04/02/2015 15h54, última modificação 11/03/2016 09h08
04/02/2015

A Presidente da Câmara, Marilange Pinto Coelho (PV) fez um pronunciamento oficial na reunião ordinária da terça-feira (03), em que anunciou as mudanças do Legislativo Municipal.

“Começar um novo biênio é agradecer as pessoas que estiveram realizando um trabalho comprometido durante os últimos dois anos. À antiga Mesa Diretora, à todos os meus colegas vereadores e aos servidores agradeço pelo aprendizado e pelo trabalho realizado no Legislativo Municipal em prol do fortalecimento e desenvolvimento do nosso município”, destacou Marilange.

Marilange afirmou ser um desafio assumir a presidência da Câmara, “nós estamos percebendo que o cenário vem se modificando e que mudanças são necessárias e naturais”.

Ele lamentou o fechamento do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC), mas explicou: “O CAC foi criado em um momento político e de saúde financeira diferente, com ações legislativas já definidas. Ao longo desse tempo, as ações foram pautadas em determinadas prestações de serviços. Se a Câmara Municipal de Viçosa tivesse orçamento para manter o CAC, com certeza nós iríamos reestruturar, buscar ações legislativas para que ele continuasse a funcionar. O gasto anual do Centro estava em torno de 300.000 mil reais, houve um aumento no número de vereadores e continuamos com o mesmo orçamento que recebíamos com 10 vereadores”.

Ela ainda pontuou que o Delegado da Polícia Civil de Viçosa, José Donizetti Teixeira solicitou que os serviços prestados pela Polícia Civil, em parceria com o CAC, que era uma das principais ações, como a confecção da carteira de identidade, ocorrência de documentos perdidos, retornassem para a delegacia.

A Presidente ressaltou que o fechamento do CAC não foi uma ação isolada, "outras medidas foram tomadas para a redução de custos, como extinção de cargos, mudanças nas diárias dos vereadores e servidores e também modificação dos formatos das sessões solenes. Iremos prestar contas, mostrar o que se gastava e o que está sendo gasto agora”.

Marilange também falou da possibilidade da realização de um concurso público para alguns cargos. “Entendemos que é necessário, iremos fazer um estudo dos cargos para se chegar ao conhecimento daqueles que são necessários e aqueles que devem ser criados.”

Para finalizar, ela destacou que irá agendar uma conversa na Cidade Administrativa para verificar a viabilidade de instalar uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) em Viçosa.

Ela anunciou a intenção de realizar mensalmente uma reunião no mesmo formato da ordinária, nos bairros de Viçosa, “para que possamos ter o vereador mais próximo da população”.

“Todas as atitudes tomadas foram discutidas com a Mesa Diretora e conversada com os demais vereadores, quando não consegui reunir, comuniquei a todos individualmente. A caneta é minha, quem assina sou eu e quem deve prestar contas sou eu. Todas as ações foram feitas pensando na transparência e em prestar contas, esse dinheiro bem gerido, pode também ter sobras no final do ano, se ele tem sobras, podemos discutir o que será feito. Estamos preocupados em dar estrutura para o Vereador trabalhar em prol do cidadão. Iremos priorizar a transparência e o atendimento a população”.

“Reafirmo o meu compromisso para lidar com a gestão dessa Casa de forma séria e com o comprometimento não só com os 15 vereadores e servidores, mas com todos os cidadãos”, finalizou a Presidente.