Aumento da Taxa de Lixo reúne vereadores e SAAE

por vca — publicado 29/04/2015 15h38, última modificação 11/03/2016 09h08
29/04/2015

Nesta terça-feira (28) aconteceu uma reunião convocada pela Presidente da Câmara, Vereadora Marilange Pinto Coelho (PV), que contou com a presença de vereadores e representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). O objetivo do encontro foi discutir o aumento da taxa de lixo cobrada pela autarquia.

Na reunião, o Diretor de Limpeza Pública do SAAE Luiz Carlos D’Antonino, o Diretor Técnico Rodrigo Bicalho e o Assessor de Tecnologia da Informação Michel Eustáquio da Silva explicaram o aumento da taxa. Eles informaram que no momento duas situações diferentes se apresentam: uma é a regularização do recolhimento do valor, e a outra, o reajuste do valor cobrado. Como encaminhamento, foi definido que representantes do SAAE estarão presentes em Reunião Ordinária para explicar a situação à população.

Estiveram presentes na reunião convocada pela Presidência os vereadores Edenilson José (PMDB), Helder Evangelista (Cherinho) (PHS), João Januário Ladeira (João Josino) (PR), Sávio José (PT), Maria Heloísa Gomes (Heloísa da Policlínica) (PHS), , Maura Fontenelle (PSDB), Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) (PPS) e Lidson Lehner (PR).

Durante a Reunião Ordinária que aconteceu no mesmo dia, a Presidente falou sobre a reunião da tarde e destacou: “Esta é uma demanda que a Câmara vem recebendo. A própria Casa teve um aumento exorbitante na taxa de lixo”. Jésus Queiroz Miranda, morador de Viçosa, usou a Tribuna Livre para reclamar sobre o aumento da taxa, que, segundo ele, é abusivo. “É preciso analisar melhor a situação porque do jeito que está não dá pra continuar. Eu não estou de acordo com esse aumento, e a reclamação é geral”.

Aumento da Taxa de Lixo reúne vereadores e SAAE 2

O Vereador Professor Idelmino (PC do B) falou sobre a aprovação do projeto de aumento da taxa que foi apresentado na Câmara. Segundo o Vereador, os valores apresentados no projeto eram abaixo do que está sendo cobrado. “O projeto veio do Executivo, peço ao Líder do Prefeito que solicite providencias para correção de forma imediata”.

Já o Vereador e Líder do Prefeito na Câmara, Paulinho Brasília, citou o Vereador Sávio ao dizer que o valor da cobrança não chegaria a R$15,00, segundo cálculos prévios. “Alguma coisa aconteceu e esse valor foi extrapolado. Nós ficamos assustados e o SAAE também”. O Vereador concluiu dizendo que a Autarquia virá a Câmara para esclarecer a situação e “ninguém vai ter prejuízo, pois o cidadão vai ser ressarcido”.

A Presidente Marilange voltou a informar à população que o SAAE disponibilizou o escritório para atendimento ao público, de segunda à sexta-feira, de 9h as 15h30. Quem tiver alguma dúvida em relação à cobrança da taxa do lixo pode comparecer ao local, na Rua Dr Horta, número 75, Centro.

Foto e Texto: Anna Gabriela Motta