Parlamento Jovem faz mobilização e seleciona monitores

por vca — publicado 06/04/2015 13h00, última modificação 11/03/2016 09h08
06/04/2015

Com o objetivo de divulgar e convidar os estudantes do ensino médio a participarem da edição do Projeto Parlamento Jovem Viçosa 2015, foram realizadas mobilizações nas Escolas Estaduais José Lourenço de Freitas e Doutor Raimundo Alves Torres (Esedrat) e no Colégio Ágora, na última semana.

O Parlamento Jovem é um projeto de formação política destinado aos estudantes do ensino médio. O projeto existe desde 2004 e é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com a PUC Minas e Câmaras Municipais. A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação.

Em 2015, o tema escolhido é “Segurança Pública e Direitos Humanos”, dividido em três subtemas: Prevenção social do crime; Novas perspectivas para a atuação policial; e Proteção a segmentos vulneráveis à violência. O tema será trabalhado por 42 Câmaras Municipais participantes da edição.

PJ faz mobilização e seleciona monitores (josé lourenço de freitas)

Mobilização Escola Estadual José Lourenço de Freitas

O Parlamento Jovem de Viçosa teve início em 2010, com a finalidade de possibilitar aos alunos do ensino médio, de escolas públicas e particulares, a vivência do processo democrático, a partir de sua participação em atividades realizadas na Câmara Municipal de Viçosa e de discussões e elaboração de políticas públicas.

Este ano, o Projeto passa a ser desenvolvido pela Câmara Municipal de Viçosa, por meio da Escola do Legislativo, que foi institucionalizada, e das escolas parceiras. Além disso, com a regionalização do Projeto em polos, Viçosa conta com o apoio e parceria das Câmaras do Polo da Zona da Mata (Juiz de Fora, Leopoldina, Matias Barbosa, Santos Dumont, Viçosa e Visconde do Rio Branco).

PJ faz mobilização e seleciona monitores (esedrat)

Mobilização Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres (Esedrat)

Com a institucionalização da Escola do Legislativo, além do Parlamento Jovem serão oferecidas ações voltadas para as Câmaras Municipais da Região interessadas em aprofundar conhecimentos sobre política e o Poder Legislativo; e capacitação e qualificação dos servidores e Vereadores.

A Escola conta com a coordenação geral do Vereador Luis Eduardo Salgado (PDT); técnica do Vereador Marcos Nunes (PT) e pedagógica da Pedagoga Michele Dias. Além de cinco monitores que foram escolhidos, por meio de um processo seletivo de estágio, que estarão ligados ao Parlamento Jovem, sendo responsáveis a trabalhar o conteúdo a ser desenvolvido no decorrer do ano.

A Presidente da Câmara, Vereadora Marilange Pinto Coelho (PV) salientou que a Escola do Legislativo tem a intenção de promover a inclusão social, o aperfeiçoamento da cidadania e a capacitação de vereadores e servidores públicos. “Com a institucionalização da Escola e a formação da Coordenação estamos visando aprimorar os projetos já desenvolvidos e fortalecer as discussões do Projeto Parlamento Jovem que é de suma importância para a formação e conscientização política dos jovens do nosso município, principalmente, por debater temas tão relevantes como a segurança pública, que já está em pauta das discussões do Poder Público.”

PJ faz mobilização e seleciona monitores (agora)

Mobilização Colégio Ágora