Presidente faz pronunciamento oficial sobre Escola do Legislativo

por vca — publicado 01/04/2015 14h09, última modificação 11/03/2016 09h08
01/04/2015

Na reunião ordinária da terça-feira (31), a Presidente da Câmara, Marilange Pinto Coelho (PV) se pronunciou oficialmente com relação à Escola do Legislativo.

Confira o seu pronunciamento na íntegra:

Senhores Vereadores,

Senhoras e Senhores,

Na última semana, circulou a notícia de um projeto de resolução, de minha autoria, que trata do nome da Escola do Legislativo.

Quero, nesta noite, externar a minha indignação quanto ao tom jocoso e desrespeitoso com a memória de cidadãos ilustres que honram a história de nosso município, tom este dado por comentários diversos.

Gostaria, aqui, de contextualizar a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Viçosa.

Em 2005, esta Casa criou a “Câmara Escola”. Posteriormente, houve apenas uma mudança de nome para “Escola do Legislativo”, mas sem ser promovida qualquer mudança em sua estrutura ou projeto pedagógico. Por fim, em 18 de dezembro 2012, passou-se a denominar “Escola do Legislativo Professor Lopes”. Mas, da mesma forma que mencionei anteriormente, sem qualquer alteração em sua organização e na proposta de trabalho e filosofia.

Pois bem. O que tínhamos até então era a proposta de “Câmara-Escola”, criada em 2005, sem devida homenagem, e que apenas recebeu um nome em 2012.

A Câmara Escola, até então, não cumpria, adequadamente, o seu papel institucional, se resumindo a alguns poucos cursos. Só a partir do ano de 2010, veio coordenar as atividades do Parlamento Jovem, ter visitas esporádicas de estudantes à Câmara, e afins. Este trabalho era coordenado pela Assessoria de Comunicação.

Recentemente, já em 2015, esta Casa aprovou uma resolução institucionalizando a “Escola do Legislativo”, que é um projeto ousado, pautado em bases pedagógicas para promover a inclusão social, o aperfeiçoamento da cidadania e a capacitação de vereadores e servidores públicos.

A Escola do Legislativo que aprovamos este ano difere do antigo projeto de Câmara Escola. A atual Escola do Legislativo possui um Conselho Pedagógico e uma Coordenação Pedagógica independentes, além do Coordenador Geral e do Coordenador Técnico que são parlamentares.

As bases filosóficas da Escola são diferentes das realizações anteriores. É prevista uma agenda anual de atividades, aprovada pelo Conselho Pedagógico, sem qualquer interferência política da Mesa Diretora desta Casa.

Para tirar a Escola do Legislativo do papel, já foi nomeada uma Coordenadora Pedagógica, com bacharelado e pós-graduação na área de educação, além de ter sido disponibilizado espaço físico e equipamentos de trabalho adequados. Vale ressaltar que os Coordenadores Geral e Técnico são vereadores graduados em Direito e Ciências Sociais.

Senhoras e Senhores, faço estas breves considerações para demonstrar que a conotação dada de que a Câmara Municipal, ou melhor esta Vereadora, estaria “trocando” o saudoso Professor Sebastião Lopes de Carvalho pela também saudosa Professora Cleuza Salomé Duarte de Castro no nome da Escola do Legislativo, foi prematura. Só se troca aquilo que já existe por algo diferente.

No caso presente, a Escola do Legislativo é nova. Não se trata de um remendo da estrutura antiga.

Esta Câmara, pela sua altivez histórica e pela defesa da cultura e do civismo insculpida em nossa bandeira, jamais se prestou ao papel de expor dois vultos respeitáveis de nossa memória, como se estivessem concorrendo qual seria o melhor.

Quero, ainda, esclarecer que o projeto oficial e que não tramita mais nesta Casa, já que eu o arquivei, pretendia emprestar o nome do saudoso educador Padre Antônio Mendes à nova Escola do Legislativo. O nome da Professora Cleuza Salomé, embora igualmente merecedora e honrável, foi cogitado informalmente e não chegou a tomar as vias oficiais do debate, sem sequer ter seguido os trâmites regimentais.

Por isto, é altamente repugnante a conotação que foi dada, sendo, na verdade, um acinte à memória da saudosa professora e uma exposição constrangedora para sua família.

Mais repugnante é o tom de “disputa” que foi dado, como se estivessem concorrendo um versus o outro.

Repito: este desrespeito não nasceu nesta Casa. Acredito que esta disputa que foi criada não condiz com a dignidade que o Professor Sebastião Lopes de Carvalho merece de todos nós. Eu tive o privilégio de conhecê-lo, pessoalmente.

Por isto, entendo que era incorreto denominar a antiga Escola apenas como “Professor Lopes”. Faço um esclarecimento sobre isto: o projeto original que se votou em 2012 constava o nome completo do Professor Sebastião Lopes de Carvalho. No entanto, a versão final resumiu o nome para Professor Lopes.

A memória do educador tem nome e ela se chama “Professor Sebastião Lopes de Carvalho”.

Quero manifestar o meu profundo respeito à memória do Professor e à sua família, que são pessoas íntegras e de bem, que trilham os caminhos e o exemplo de honradez do pai.

Aproveito para anunciar que, na próxima reunião ordinária, apresentarei o projeto de denominação da Escola do Legislativo Professor Sebastião Lopes de Carvalho, reafirmando que a história tem que ter nome e sobrenome.

É por este nome que eu venho lutando, muito antes desta polêmica surgir, para evitar o sucateamento e o fechamento da Escola Estadual que leva o seu nome, localizada no bairro Bom Jesus.

Quero dar ciência aos senhores e senhoras de que a Escola Estadual Professor Sebastião Lopes de Carvalho está prestes a ser fechada, em virtude da política de nucleação do estado. Contra este fechamento, eu mesma já fui algumas vezes à Superintendência Regional de Ensino, em Ponte Nova, assim como visitas à Escola.

Então, conclamo a todos – aqueles que se fazem presentes aqui hoje e aqueles que nos assistem – para que unamos forças e cobremos do Governo do Estado para que a Escola Estadual Professor Sebastião Lopes de Carvalho não seja fechada e, muito, além disto, receba novos investimentos para a sua revitalização.

Aos senhores e senhoras que se sentiram indignados com o fato ocorrido e divulgado, recebam a minha solidariedade, pois eu também me indignei.

Como educadora e acreditando que a Educação é a base que impulsiona nossas crianças e nossos jovens, convido-os a juntar forças para preservar a Escola Estadual Professor Sebastião Lopes de Carvalho.

Muito obrigada.