Representantes de operadoras de telefonia móvel falam sobre serviço em Viçosa

por vca — publicado 01/04/2015 13h03, última modificação 11/03/2016 09h08
01/04/2015

O Vereador Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília – PPS) solicitou por meio do requerimento nº 006/2015, que representantes das quatro empresas de telefonia móvel estivessem presentes na reunião da terça-feira (31) para falar sobre as falhas no serviço prestado. Estiveram presentes os representantes, André Luiz Barbosa Carvalho, da Claro; e Ricardo Mascarenhas Lopes, da Vivo. As empresas Oi e Tim enviaram uma carta justificando a ausência na reunião.

O representante da Claro, André Luiz Barbosa falou sobre a dificuldade na expansão do serviço no município de Viçosa. Segundo ele, a legislação que regulamenta a instalação de antenas no município é restritiva. André destacou que algumas tentativas de instalação e expansão na área urbana do município foram impossibilitadas por este motivo.

O representante da Vivo, Ricardo Mascarenhas falou dos investimentos e dados da Vivo, com o objetivo de levar a comunicação para o maior número de pessoas possíveis, “no entanto temos dificuldade em ampliar o número de antenas e instalação de novas tecnologias, tendo em vista a legislação vigente, mas é do nosso interesse melhorar e ampliar o serviço”.

O Vereador Marcos Nunes (PT) falou do papel dos Vereadores em verificar esta Lei, fazendo um estudo técnico e científico, buscando um comum acordo entre Legislativo, Executivo e Operadoras, “a fim de que o serviço prestado possa atender um maior número de pessoas e seja de melhor qualidade”.

O sinal de telefonia na zona rural da cidade também foi tópico da discussão. O vereador Marcos Nunes perguntou sobre a relação que a Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel) exige para o sinal na área urbana e na área rural.

Segundo o convidado, André Luiz, a agência determina que as operadoras forneçam seus serviços para no mínimo 80% da sede administrativa do município e que a Claro cumpre todas as obrigações necessárias determinadas pela Agência, mas que há um desejo de expansão para que o maior número de pessoas do município possam ser atendidas pelo sinal de telefone.

Ricardo Mascarenhas, representante da Vivo, falou sobre a instalação de uma torre no Distrito de Cachoeira de Santa Cruz e que, possivelmente ainda neste semestre, uma torre será instalada no Distrito de São José do Trinfo para ampliação do sinal.