Segurança Pública: Câmara é palco da discussão realizada pela ALMG

por CamaraMunicipal — publicado 14/04/2015 16h06, última modificação 11/03/2016 09h08
14/04/2015

Com alto índice de violência, a cidade de Viçosa chamou atenção das autoridades do Estado de Minas Gerais. Somente no primeiro trimestre deste ano foram registrados 15 casos de tentativas e de homicídios na cidade. A Audiência Pública, realizada pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na manhã da segunda-feira (13), solicitada pelos Deputados Estaduais Roberto Andrade (PTN) e Paulo Lamac (PT) teve como intuito discutir a Segurança Pública no município. Os principais tópicos foram a instalação de uma delegacia regional na cidade, o aumento de efetivos das Polícias Civil e Militar e uma maior participação da Polícia Federal nas investigações de crimes relacionados com o tráfico de drogas, muito recorrentes na região.

Além dos dois deputados citados, a mesa da audiência foi composta pelo Presidente da Comissão de Segurança Pública da ALMG, Deputado Sargento Rodrigues, pelo Prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer e pela Presidente da Câmara de Viçosa, Vereadora Marilange Pinto Coelho (PV). Os Vereadores Alexandre Valente (PSD), Geraldo Deusdedit (PSDC), Idelmino Ronivon (PC do B)Lidson Lehner (PR), Marcos Nunes (PT), Maria Heloísa (PHS), Maura Fontenelle (PSDB), Paulinho Brasília (PPS) e Sávio José (PT) também estiveram presentes.

Demais autoridades marcaram presença, dentre elas estão a Reitora da Universidade Federal de Viçosa, Nilda de Fátima Ferreira Soares, o Delegado da Polícia Civil de Viçosa, Dr. José Donizetti Teixeira, o Comandante do 4º Batalhão da PM, Coronel José Geraldo de Lima, Comandante da PM de Viçosa, Tenente-coronel José de Anchieta Machado e o Secretário Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes, Geraldo Luis Andrade. A participação da população viçosense foi ativa, contando com representantes de diversas entidades do município, como a Associação Comercial de Viçosa e o Conselho Municipal da Criança e Adolescente.

A Presidente da Casa, Vereadora Marilange Pinto Coelho (PV), ressaltou que a melhoria da segurança pública só vai ser realmente efetivada se houver investimentos na educação. A presidente também salientou a importância da retomada do tempo integral nas escolas estaduais. O Prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer disse que “a cidade tem vivido dias de terror”, e lembrou que a demanda por uma delegacia regional vem de 2011 e até hoje não foi atendida.

Diversos requerimentos de providências a autoridades estaduais e federais foram aprovados ao final da reunião. Os deputados solicitam a transformação da Companhia Independente da PM de Viçosa em batalhão; a implantação do plantão 24 horas na cidade; visitas à Secretaria de Estado de Defesa Social e à Superintendência Regional da Polícia Federal para discutir as demandas tratadas na reunião; e o envio das notas taquigráficas da audiência a vários órgãos.

Texto e fotos: Fernando Cézar

Informações e foto: site ALMG