Vereador convida Secretário de Saúde a prestar esclarecimentos

por vca — publicado 29/04/2015 14h58, última modificação 11/03/2016 09h08

Por meio do Requerimento de Nº 014/2015, o Relator da Comissão de Saúde e Assistência Social, da Câmara Municipal de Viçosa, Vereador Geraldo Deusdedit Cardoso (Geraldinho Violeira) (PSCD), solicitou a presença do Secretário Municipal de Saúde e vereador licenciado, Sérgio Norfino para prestar esclarecimentos sobre o tratamento fora do domicílio, número de cirurgias eletivas a serem realizadas e o número de exames complementares de média e alta complexidade em Viçosa.

Em sua fala, o secretário apresentou um panorama completo sobre a situação da saúde no município e indicou diversos entraves que afetam o Sistema de Saúde local. Foram mostrados dados da relação de números de consultas médicas por habitantes no ano de 2014, o número total de procedimentos feitos pelo SUS, atendimentos realizados na Policlínica neste ano, entre outros demonstrativos.

Segundo informações, o número da cota liberada do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa (CISMIV) foi de 1003 atendimentos no período de outubro/2014 a março/2015. Contudo, o secretário destacou o número de faltas que chegou a 621, mais da metade da cota. Por meio de tabelas, foi demonstrado que no primeiro trimestre de 2015 foram feitos 1026 exames de imagem e microfilmagem, como tomografia e colonoscopia. Já exames de patologia clínica foram 34.598, somente nos meses de janeiro e fevereiro deste ano.

Segundo Sérgio Norfino, devido o longo tempo já passado, pacientes que marcaram cirurgia eletiva até dezembro de 2013 deverão ser reavaliados, para que trâmites burocráticos e procedimentos de saúde não sejam realizados em vão. O secretário ressaltou que existe uma demanda por cirurgias eletivas e que todo o processo deve ser casado (documentação, serviço de auditoria médica e acompanhamento de riscos cirúrgicos), visando uma maior agilidade na realização do procedimento. Uma das tabelas apresentadas mostrou que, entre os meses de outubro/2014 e março/2015, foram realizadas 446 cirurgias deste tipo, nos hospitais São João Batista e São Sebastião.

Um dos principais pontos de debate entre os vereadores e o Secretário de Saúde foi sobre as condições dos transportes utilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMV). O Vereador Edenilson José (PMDB) afirmou que o veículo que transporta pacientes que fazem tratamento contra o câncer, no município de Muriaé, está em condições precárias. Além disso, o Vereador denunciou o descompromisso dos motoristas com o trabalho e com os pacientes atendidos.

O secretário não negou que as condições dos transportes não são adequadas, mas agora foi implantada a Gestão de Frotas, responsável pela manutenção corretiva dos veículos e pela conduta dos motoristas. Ele afirmou que foi disponibilizado mais um veículo para as viagens até Muriaé. De acordo com Sérgio Norfino, está para ser formalizado o acompanhamento de um enfermeiro em cada traslado, a fim de diminuir a quantidade de acompanhantes dos pacientes.

Texto: Fernando Cézar

Fotos: Anna Gabriela Motta