Vereador participa de Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável

por CamaraMunicipal — publicado 13/04/2015 18h38, última modificação 11/03/2016 09h08
13/04/2015

O Vereador Idelmino Ronivon (PC do B) participou do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre os dias 07 a 09 de abril, em Brasília (DF).

Para o Vereador este tipo de evento em que se tem em debate as várias demandas dos municípios: “nos dá a oportunidade de entender a real situação de desenvolvimento do país pela ótica municipalista e permite comparar o nosso município com outros de mesmo porte e ver como eles tentam resolver seus problemas”.

Nos debates, mesas redondas, painéis e palestras realizados durante o encontro foram discutidos diversos temas, como: as estratégias de cooperação entre os municípios; a criação da Rede de Gestores Municipais da Agricultura Familiar; a economia solidária; o gerenciamento de programas de assistência social/ desenvolvimento sustentável; a crise hídrica; as finanças municipais; a habitação; o desenvolvimento local; a judicialização e a criminalização da ação pública; os resíduos sólidos; a mobilidade urbana; as cidades sustentáveis; o combate à violência; as políticas públicas para a juventude; o desenvolvimento econômico, empreendedorismo, desburocratização, regulamentação e valorização dos pequenos negócios.

“Apesar das várias mesas de debates, dois temas transladaram as discussões: a segurança publica e as construções dos planos municipais e estaduais de educação. Entende-se que são essas duas ferramentas que asseguram a ordem social e garantem o crescimento dos municípios e então do país. O desenvolvimento sustentável dos municípios põe em debate os passos que os mesmos devem seguir para a sua sustentabilidade explorando aquilo que tem de potencial”, completa.