Câmara aprova projeto sobre reaproveitamento da água das chuvas

por vca — publicado 20/05/2015 14h04, última modificação 11/03/2016 09h08
20/05/2015

Foi aprovado na Reunião Ordinária da terça-feira (19), o Projeto de Lei n° 005/2015, de autoria do Vereador Carlitos Alves (PDT), Presidente da Câmara em exercício. A matéria determina que os novos prédios do município tenham sistema de captação e reaproveitamento da água das chuvas.

Para o Vereador o projeto vai amenizar o problema da falta de água no município, “por meio da utilização da água das chuvas em situações que não necessitam de água potável”. Na nova lei, edificações residenciais, comerciais e indústrias com um pavimento com área superior a cem metros ou dois pavimentos, ficam obrigadas a instalar o sistema de captação e reaproveitamento de água.

O Vereador Geraldo Deusdedit Cardoso (Geraldinho Violeira) (PSDC) apresentou a Emenda Aditiva n° 001, determinando que edificações residenciais provenientes de programas de habitação social sejam obrigadas a instalar o sistema, independente da área.

Durante a discussão o Vereador Lidson Lehner (PR) parabenizou a criação da lei e destacou que várias iniciativas privadas já vêm adaptando os imóveis e caixas d’água. O Vereador citou como exemplo a Igreja Matriz de São João Batista, onde duas caixas d’água com capacidade de dez mil litros foram instaladas. “Lá já existem mais de vinte mil litros de água estocada. O sereno de um dia mais frio gera cerca de mil litros de água”, completou.

O Projeto de lei e a Emenda foram aprovados pelos Vereadores da Casa Legislativa em segunda votação, e dispensado da terceira votação.

Texto e Foto: Anna Gabriela Motta

Revisão: Mônica Bernardi