Câmara realiza Sessão Solene em homenagem à Escola da Colônia

por vca — publicado 21/05/2015 10h56, última modificação 11/03/2016 09h08
21/05/2015

O aniversário de 60 anos da Escola Municipal Professor Paulo Mário Del Giudice foi comemorado em Sessão Solene na Câmara. A Sessão aconteceu por meio do Requerimento n°018/2015, de autoria do Vereador Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PC do B), presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, e do Vereador Lidson Lehner (PR).

A Escola, localizada no bairro Colônia Vaz de Melo, também é conhecida como Escola da Colônia, e iniciou suas atividades em 1955, como Classes Anexas ao Centro Regional de Treinamento de Professores. O Objetivo da escola na época era formar professores que não tinham curso de magistério médio, exigido na época para lecionar. A partir de junho de 1984 a escola passou a ter a nomenclatura atual.

Sessão Geral

Em seu discurso, o Presidente da Sessão, Vereador Lidson, fez um relato sobre a vida do Professor Paulo Mário Del Giudice, nascido em Viçosa no dia 25 de janeiro de 1920. Formou-se engenheiro-agrônomo pela então Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV), atual Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde ocupou diversos cargos, entre eles a Reitoria da Universidade. O professor recebeu homenagens de turmas de formandos da UFV e também da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos. “Em 1980 agraciado com o título de Cidadão Benemérito de Viçosa, por essa Casa Legislativa”, completou.

O Presidente aproveitou o momento para falar sobre a história da escola e da importância da instituição para o Município. Segundo Lidson, no ano de 2013 deu-se início à implantação do programa de Escola de Tempo Integral e do Programa Escola do Campo, sendo a primeira instituição da cidade a aderir essa metodologia. O Vereador destacou ainda sua atuação com oficinas de circo, agroecologia, artes, e outras atividades. “Este é um atestado do que a escola representa na educação do município. Tudo isso se deve a seriedade com que se faz o trabalho educativo aliado à dedicação e competência do seu corpo técnico, funcionários e docentes”, disse ele.

Diretora

O Vereador Professor Idelmino enviou uma carta justificando sua ausência na Cerimônia, devido a problemas de saúde. No documento, ele parabeniza a escola pelos 60 anos de história. Para o Vereador, a educação e a família são “berços da formação do caráter do povo. Busco todos os dias, por meio da educação, a construção da cidade que queremos para viver e criar nossos filhos”.

Para ocupar a Mesa Principal foi convidada a Diretora da E. M. Professor Mário de Giudice, Cláudia Venâncio, e a Chefe do Departamento de Ensino Fundamental do Município, Eliana Real, representando a Secretária Municipal de Educação, Melide Paoli Lopes Moreira. Durante a Sessão estiveram presentes também os Vereadores Marcos Nunes (PT) e Sávio José (PT).

Ocupando a Tribuna de Honra estavam os homenageados da Sessão Solene: Ana Aranda Valente, Eliza Lehner Ferreira, Maria Aparecida Correa Dias e Salvador Pena. Também foi homenageado o senhor José Valente, representado pelo seu filho Rubens Valente.

A Diretora da Escola, Cláudia Venâncio, agradeceu e destacou o trabalho e a luta da escola, que “acredita na articulação do Campo e da Cidade, sem que o primeiro perca sua origem e sua importância econômica e cultural. Agradecemos a todos que por lá passaram. Aos pais, que confiaram seus filhos; aos alunos, que muito nos ensinam e fazem com que nós desenvolvamos nossa competência técnica e a nossa sensibilidade; aos nossos professores de hoje, ontem e de um passado mais remoto, que deram sua juventude e sua maturidade em prol do ensino; aos nossos funcionários que igualmente deram o melhor de si para eu a escola se tornasse forte”.

Ao final da Sessão o Presidente convidou a servidora Marta Miriam, que representou a ex-coordenadora da escola, a receber também homenagem. Para um registro fotográfico, foi convidado também o ex-prefeito Raimundo Nonato Cardoso, que teve uma participação significativa na reforma da E.M. Professor Paulo Mário Del Giudice.

Homenagem 1 Homenagem 2 Homenagem 3

Homenagem 4 Homenagem 5 Homenagem 6